EUA garantem que ataques contra barcos de narcotráfico vão continuar

  • 02/12/2025

Durante uma reunião do executivo na Casa Branca aberta aos jornalistas, Hegseth afirmou que os Estados Unidos "estão apenas a começar a atacar barcos de narcotraficantes e a enviar narcoterroristas para o fundo do oceano", acrescentando que as operações sofreram "uma pequena pausa" devido à dificuldade em localizar novos alvos, mas assegurou que a campanha anti-droga prosseguirá.

 

Horas antes, o Pentágono já tinha defendido que o almirante Frank Bradley "tomou a decisão correta" ao ordenar um segundo ataque a uma embarcação suspeita de tráfico de droga nas Caraíbas, que matou dois sobreviventes do primeiro bombardeamento.

A porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano, Kingsley Wilson, garantiu que as ações foram "aprovadas pelos melhores advogados militares e civis" e enquadram-se em autoridades legais "claras e de longa data".

Wilson argumentou que Bradley, então comandante do Comando Conjunto de Operações Especiais, atuou segundo diretrizes estabelecidas para garantir a destruição da embarcação e "a eliminação da ameaça aos Estados Unidos".

A operação, realizada a 02 de setembro, provocou a morte das 11 pessoas que viajavam numa embarcação classificada como narcoterrorista.

O jornal Washington Post noticiou que um segundo ataque foi deliberadamente lançado para matar dois sobreviventes, informação que o Governo do Presidente Donald Trump rejeita.

A Casa Branca e o Pentágono defendem que todas as operações fazem parte da campanha antidroga ordenada por Trump, que mobilizou meios militares para atacar embarcações suspeitas nas Caraíbas e no Pacífico.

Questionada sobre a base legal que permite garantir que não haja sobreviventes em ataques em alto mar, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, não respondeu.

Segundo o Pentágono, desde agosto foram realizados 21 ataques contra embarcações suspeitas, resultando na morte de 82 alegados traficantes.

A porta-voz do Pentágono explicou que cada ataque visa "proteger interesses nacionais vitais dos EUA" e impedir o fluxo de droga para o país.

A conferência de imprensa de hoje foi a primeira desde que o Departamento de Defesa retirou credenciais à maioria dos órgãos de comunicação social acreditados por recusarem regras que os obrigariam a divulgar apenas informação aprovada pela agência.

Leia Também: Ataque nas Caraíbas? Trump diz "acreditar" em Pete Hegseth: "Não ordenou"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2898282/eua-garantem-que-ataques-contra-barcos-de-narcotrafico-vao-continuar#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes