EUA envia 20,9 milhões para afetados pelo furacão incluindo "povo cubano"
- 05/11/2025
"Estes fundos serão utilizados para fornecer abrigo, água, saneamento, higiene, assistência alimentar e cuidados médicos de emergência", especificou o porta-voz do departamento de Estado em comunicado.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, autorizou a entrega de doze milhões para assistência na Jamaica; 8,5 milhões para o Haiti, três milhões de dólares para "o povo de Cuba" e 500.000 para as Bahamas.
A Equipa de Resposta a Desastres (DART, na sigla inglesa) na Jamaica, o país mais afetado pelo furacão, continua a avaliar a situação e a determinar as necessidades futuras.
O chefe da diplomacia norte-americana anunciou, na semana passada, o seu apoio às nações da região das Caraíbas afetadas pelo furacão, excluindo inicialmente Cuba e posteriormente incluindo o "povo cubano".
O Governo de Cuba informou na quinta-feira que entrou em contacto com o Departamento de Estado norte-americano para concretizar a forma como os Estados Unidos poderiam fornecer a ajuda humanitária.
Rubio, filho de imigrantes cubanos, mantém uma postura fortemente crítica em relação ao Governo cubano e defende manter a pressão para forçar uma transição para a democracia naquele país.
Leia Também: Cerca de 120 mil pessoas permanecem desalojadas em Cuba após furacão













