EUA e Europa têm de trabalhar juntos, defende CEO da Nokia

  • 30/01/2026

O CEO da Nokia, Justin Hotard, deu uma entrevista à Reuters onde defendeu que a Europa e os EUA devem trabalhar juntos, notando que as empresas tecnológicas não podem estar dependentes de um único continente.

 

Os comentários de Hotard surgem numa altura em que a União Europeia se tem mostrado mais inclinada a apostar em soberania tecnológica, reduzindo assim a sua dependência de empresas norte-americanas.

“Nenhum de nós consegue sobreviver apenas num continente ou no outro”, afirmou Hotard. “Precisamos de ambos, principalmente na área da tecnológica, onde a oportunidade e o direito de vencer é ditado pelo ciclo tecnológica, é fundamental ter o maior acesso possível ao mercado”.

Lucros da Nokia recuam 49% em 2025 para 651 milhões de euros

Lucros da Nokia recuam 49% em 2025 para 651 milhões de euros

A empresa finlandesa de telecomunicações Nokia registou um lucro líquido de 651 milhões de euros, menos 49% do que no ano anterior, anunciou a empresa esta quinta-feira, dia 29 de janeiro.

Lusa | 11:25 - 29/01/2026

Os comentários de Hotard não são uma completa surpresa tendo em conta que a Nokia (e a sueca Ericsson) estão entre os principais fabricantes e fornecedores de infraestrutura 5G dos EUA.

Tendo isto em conta, é natural que a Nokia queira continuar a ter boas relações tanto nos EUA como no espaço europeu.

França vai banir Google Meet, Teams e Zoom

O presidente francês Emmanuel Macron fez declarações no final do ano passado onde afirmou que a Europa não podia ser um “vassalo” tecnológico dos EUA e da China, apelando aos países que compõem a União Europeia que dêem preferência a plataformas e soluções tecnológicas europeias.

Agora, diz um porta-voz do governo francês ao site Politico que a França se prepara para proibir o uso dos serviços de videochamada Google Meet, Microsoft Teams e Zoom entre funcionários públicos.

"IA é demasiado grande para a internet europeia", diz estudo da Nokia

Um estudo desenvolvido pela Nokia concluiu que a "inteligência artificial (IA) é demasiado grande para a 'internet' europeia e para a infraestrutura digital que a sustenta" sendo que 67% das empresas europeias já usam IA.

Lusa | 15:05 - 16/12/2025

Ao invés destas plataformas, o governo francês adotará o Visio, um software de videochamada criado a partir da infraestrutura desenvolvida pela empresa francesa Outscale.

A publicação afirma que o anúncio oficial será feito “nos próximos dias” e que esta transição na plataforma usada pelos funcionários públicos para videochamadas será completada até 2027.

Os dados existentes indicam que o Visio já é usado por cerca de 40 mil funcionários públicos e, eventualmente, deverá chegar a ter até 250 mil utilizadores. O governo francês monitorizará esta transição e, nos próximos meses, deverá proceder ao bloqueio de outras ferramentas de videochamada através da rede de Internet do Estado.

Leia Também: Lucros da Nokia recuam 49% em 2025 para 651 milhões de euros

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2929228/eua-e-europa-tem-de-trabalhar-juntos-defende-ceo-da-nokia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes