EUA diz manter "máxima influência" sobre governo interino da Venezuela

  • 07/01/2026

"Obviamente, neste momento temos a máxima influência sobre as autoridades interinas na Venezuela", disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em conferência de imprensa.

 

Leavitt insistiu que o Presidente norte-americano, Donald Trump, deixou "muito claro" que a Venezuela é um país que "não vai enviar mais drogas ilegais para os Estados Unidos".

Caracas "não enviará mais nem traficará pessoas ou cartéis criminosos para assassinar cidadãos norte-americanos", acrescentando que Trump está a implementar integralmente a sua política externa de "paz pela força", acrescentou.

Leavitt enquadrou nestes termos a operação realizada no sábado que resultou na captura do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, posteriormente levado a um tribunal federal em Nova Iorque para responder a acusações de narcoterrorismo.

"Não há nada mais 'América Primeiro' do que esta operação", explicou a porta-voz, evocando o principal 'slogan' político do chefe de Estado norte-americano.

A porta-voz confirmou ainda que o Governo dos EUA "já começou a negociar petróleo venezuelano no mercado global em benefício dos Estados Unidos", recorrendo a grandes empresas internacionais de comércio de matérias-primas e a bancos de referência para assegurar a execução e o apoio financeiro das vendas de crude e derivados.

As declarações surgiram depois de Washington ter apreendido hoje mais dois petroleiros sancionados ligados à Venezuela, um dos quais transportaria cerca de dois milhões de barris de crude nas Caraíbas, e depois de Trump ter afirmado que foi alcançado um acordo com Caracas para a comercialização de entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo.

Um dos petroleiros, Marinera, tem bandeira russa e Moscovo já exigiu um "tratamento humano e digno" para os membros da tripulação, mas a porta-voz da Casa Branca explicou que Washington considera esse navio "sem bandeira".

Leavitt precisou que o crude incluído nesse entendimento corresponde a "petróleo sancionado que estava armazenado em barris, a bordo de navios", acrescentando que o Governo interino venezuelano, que ainda não confirmou formalmente qualquer acordo, "concordou em libertar" esse petróleo, que deverá "chegar aos Estados Unidos muito em breve".

Leia Também: Porta-voz da Casa Branca anuncia segunda gravidez (e agradece a Trump)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2915347/eua-diz-manter-maxima-influencia-sobre-governo-interino-da-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes