EUA acusam China de tentar "prejudicar a economia mundial"

  • 14/10/2025

Citado pelo jornal Financial Times, Bessent afirmou que a decisão de Pequim, tomada a três semanas do encontro entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o homólogo chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, reflete as dificuldades económicas internas da China.

 

"É um sinal de fraqueza da sua economia, e eles querem arrastar o resto do mundo consigo", disse o responsável, sublinhando que "talvez seja um modelo de negócios leninista achar que prejudicar os clientes é uma boa ideia, mas, como principal fornecedor mundial, a China será a mais afetada se travar a economia global".

Segundo Bessent, "a China está no meio de uma recessão ou depressão e tenta exportar a sua saída da crise, mas está a agravar ainda mais a sua posição no mundo".

As declarações foram feitas poucos dias depois de Pequim ter anunciado restrições mais severas à exportação de minerais estratégicos, o que levou Trump a ameaçar com tarifas adicionais de 100% sobre todas as importações chinesas a partir de 1 de novembro.

O novo confronto entre Washington e Pequim reacendeu os receios de uma guerra comercial semelhante à que abalou os mercados no início do ano.

Fontes citadas pelo jornal britânico indicaram que os EUA preparam contramedidas caso não haja acordo e pretendem priorizar o tema nas reuniões do G7 em Washington, à margem dos encontros do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Entre as medidas em estudo está a exigência de licenças para a exportação de qualquer tipo de 'software' para a China, o que teria um impacto significativo na indústria tecnológica chinesa.

Altos responsáveis norte-americanos afirmaram ter ficado "surpreendidos" com a dimensão das restrições chinesas, que consideram "desproporcionais" e contrárias ao espírito de diálogo. Um deles revelou que, já em agosto, o principal negociador chinês, Li Chenggang, havia ameaçado Washington com "retaliações além de todas as expectativas" caso as suas exigências não fossem atendidas.

Bessent disse ainda acreditar que Xi Jinping poderá não ter sido informado antecipadamente do anúncio sobre as terras raras e admitiu a existência de uma disputa interna em Pequim entre o Ministério das Finanças, mais moderado, e o Ministério do Comércio, "muito mais provocador".

Segundo um responsável norte-americano citado pelo FT, "os setores duros do regime -- o Ministério do Comércio e o Ministério da Segurança do Estado -- assumiram um papel mais ativo na economia".

A China responsabilizou os Estados Unidos pela escalada, apontando a inclusão de milhares de subsidiárias de empresas chinesas na lista negra comercial norte-americana, em setembro, como pretexto para as novas medidas.

Fontes da administração norte-americana consideram, no entanto, que a decisão de Pequim foi planeada há meses. "Não poderiam ter preparado algo tão complexo em duas semanas. O surpreendente foi terem decidido agir de forma tão desproporcional", disse um dos responsáveis.

Bessent afirmou que Washington tentou iniciar conversações com Pequim logo após o anúncio, mas "a China não quis falar", levando Trump a reagir publicamente. "Assim que tornámos o caso público, eles quiseram conversar", afirmou.

Delegações dos dois países reuniram-se na segunda-feira em Washington, depois de um fim de semana de "intensa comunicação", segundo o secretário do Tesouro. Bessent deverá reunir-se novamente com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, antes do encontro entre Trump e Xi, marcado para 29 de outubro, à margem da cimeira da APEC na Coreia do Sul.

Pequim apelou hoje aos Estados Unidos para "darem passos no sentido da cooperação" e confirmou a realização das conversações de segunda-feira, numa tentativa de reduzir tensões.

 

JPI // JNM

Lusa/Fim

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2870498/eua-acusam-china-de-tentar-prejudicar-a-economia-mundial#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes