EUA acreditam que Rússia poderá admitir adesão da Ucrânia à UE

  • 15/12/2025

Segundo fontes norte-americanas, que falaram sob anonimato, negociações intensas entre o enviado especial da Casa Branca Steve Witkoff e Jared Kushner, genro do Presidente norte-americano, Donald Trump, e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, permitiram reduzir divergências sobre garantias de segurança exigidas por Kyiv e sobre a questão crítica da cedência de território no Donbass, pretendida por Moscovo.

 

Kushner e Witkoff deverão participar ainda esta noite, em Berlim, num jantar com líderes ucranianos, britânicos, alemães e franceses, no qual Trump deverá participar por telefone a partir de Washington.

As conversações deverão prosseguir no próximo fim de semana em Miami ou noutra cidade dos Estados Unidos.

De acordo com as autoridades norte-americanas, Washington planeia apresentar ao Senado um acordo de garantias de segurança para Kyiv, embora não esteja definido se será submetido a ratificação como tratado, exigindo aprovação por dois terços dos senadores.

A aceitação, por Moscovo, da integração europeia da Ucrânia seria vista como uma concessão significativa, embora a Rússia já tivesse indicado no passado não se opor formalmente à adesão de Kyiv à UE.

Em paralelo, os EUA concordaram em fornecer garantias de segurança "muito fortes", comparáveis ao artigo 5.º da NATO - que consagra o princípio da defesa mútua: um ataque armado contra um país membro é considerado um ataque contra todos.

Tais garantias, contudo, "não ficarão disponíveis para sempre", de acordo com as mesmas fontes.

Zelensky admitir abandonar a candidatura à NATO se os Estados Unidos e aliados fornecerem garantias de segurança equivalentes às da Aliança Atlântica

A última ronda de negociações em Berlim termina hoje, num contexto de pressão crescente de Washington para que Kyiv aceite rapidamente um acordo, enquanto a Rússia endurece as suas posições.

Zelensky e responsáveis europeus manifestaram "grande satisfação" com a minuta acordada, segundo as fontes norte-americanas.

O ponto mais sensível permanece o controlo da região de Donetsk, em grande parte ocupada pela Rússia, enquanto Kyiv rejeita ceder território.

Leia Também: Guerra na Ucrânia? Negociações sobre plano de paz são "momento crucial"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2904687/eua-acreditam-que-russia-podera-admitir-adesao-da-ucrania-a-ue#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes