Estudo sobre impacto das tarifas? "É uma vergonha"

  • 18/02/2026

Em entrevista à cadeia de televisão CNBC, Kevin Hassett afirmou que o estudo sobre o impacto das tarifas introduzidas no ano passado pelo Presidente Donald Trump "é uma vergonha".

 

"Penso que é o pior estudo que já vi em toda a história da Reserva Federal. As pessoas associadas a este estudo deveriam provavelmente ser punidas", acrescentou.

O Banco da Reserva Federal de Nova Iorque publicou o breve relatório a 12 de fevereiro, concluindo que "quase 90% do encargo económico das tarifas recaiu sobre as empresas e os consumidores americanos".

Hassett é um dos conselheiros mais próximos de Donald Trump e era um dos principais candidatos à presidência da Reserva Federal quando o mandato de Jerome Powell terminar, em maio.

O Presidente acabou por escolher Kevin Warsh, um ex-governador do banco central, e afirmou que preferia continuar a ver Kevin Hassett defender as suas políticas económicas na televisão. 

No seu primeiro dia de mandato, a 20 de janeiro de 2025, Trump assinou um memorando intitulado "Política Comercial 'América Primeiro'", delineando as prioridades imediatas e orientando as agências governamentais para rever os desequilíbrios comerciais. 

A 01 de fevereiro de 2025 anunciou a primeira grande vaga de novas tarifas, de 25% sobre todos os produtos do México e do Canadá, e mais 10% sobre os produtos da China. 

As tarifas universais sobre o aço e o alumínio entraram em vigor a 12 de março de 2025. 

Trump invocou a Lei dos Poderes Económicos de Emergência Internacional (IEEPA) para declarar o estado de emergência nacional em relação aos défices comerciais, em abril de 2025. 

A medida permitiu estabelecer uma tarifa básica universal de 10% sobre quase todas as importações de todos os países. 

A 09 de abril de 2025 foram implementadas tarifas "recíprocas" específicas, nas quais as taxas para determinados países (como uma taxa de 104% sobre a China) foram aumentadas para corresponder aos impostos que esses países cobram sobre os produtos norte-americanos. 

Desde então, o seu governo tem vindo a negociar acordos com os principais parceiros comerciais, muitas vezes reduzindo as tarifas em contrapartida de aumento das compras de produtos norte-americanos e investimentos industriais no país. 

Trump tem usado as tarifas alfandegárias como um instrumento de política económica, para diminuir o défice comercial norte-americano, mas também para coação política, mais recentemente ameaçando com sobretaxas os países europeus que apoiaram a Dinamarca na crise em torno da Gronelândia. 

Leia Também: Trump avisa Londres para "não ceder" base militar nas ilhas Chagos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2941543/estudo-sobre-impacto-das-tarifas-e-uma-vergonha#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes