Estudo. O hábito simples que pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2
- 24/12/2025
Há hábitos muito simples e práticos que têm um impacto significativo na saúde e no caso das pessoas com debates tipo 2 há um que poderá fazer toda a diferença: a exposição à luz natural.
Esta foi a descoberta de um novo estudo publicado pela revista Cell Metabolism, conforme noticia a Fox News.
Segundo o que os investigadores apuraram, a exposição à luz natural - mesmo em ambientes interiores, como ao pé de uma janela - altera a forma como o corpo processa a glicose e utiliza a energia.
Nas sociedades ocidentais, as pessoas passam entre 80% e 90% do tempo expostas a luzes artificiais, que são mais fracas e menos dinâmicas do que a luz solar. Para além disso, a luz natural do dia é um sinal importante para o relógio biológico do corpo, também conhecido como ritmo circadiano.
Ora, este relógio biológico influencia muitos processos, entre eles a digestão, regulação hormonal e o metabolismo. Ora, quando estes processos não estão equilibrados, pode ocorrer uma resistência à insulina e controlo da glicemia, dois dos principais problemas relacionados com a diabetes tipo 2.
No estudo participaram 13 adultos com diabetes tipo 2. Cada participante passou dois períodos de 4/5 dias num ambiente de escritório controlado. Durante uma fase trabalharam à frente de janelas, expostos a muita luz, natural e noutro na mesma sala, mas perante uma iluminação típica.
Os resultados mostraram que as pessoas que passaram mais tempo expostas à luz natural apresentaram menos oscilações nos níveis de açúcar no sangue. Para além disso queimaram mais gordura e menos carboidratos para obter energia.
Contudo, vale a pena notar, o estudo contém algumas limitações, como a amostra pequena e pouco representativa. Para além disso, os pesquisadores ressalvaram que a luz do dia não substituir a medicação ou os tratamentos mais regulares, como dieta e exercício físico.














