Estudo. O hábito que (quase) toda a gente tem e que nos deixa infelizes
- 21/01/2026
A esmagadora maioria das pessoas tem o hábito de passar muito tempo nas redes sociais a fazer scroll sem parar.
Conforme noticia o Huffington Post, um novo estudo da Universidade de Sussex concluiu que apesar de este ser um hábito muito comum é o que traz menos prazer em termos de hobbies ou atividades.
Psicólogos da instituição levaram a cabo uma investigação com 2.182 participantes que teve como objetivo explorar o impacto emocional das atividades de lazer das pessoas de maneira a tentar perceber as que trazem mais alegria.
Assim, o estudo recomenda as atividades mais benéficas em vez de ficar a fazer scroll nas redes sociais de forma 'infinita'.
Ouvir música
Ouvir música surge em primeiro lugar na lista de atividades que mais prazer proporcionam. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, ouvir música "pode aliviar sintomas de depressão e, de uma forma geral, melhorar o humor".
Há estudos que mostram que a música podem aumentar a produção de dopamina e serotonina no cérebro, reduzindo os níveis de cortisol.
Tocar um instrumento musical
Logo a seguir surge tocar um instrumento musical. Além de ser muito bom para o cérebro, também já foi comprovado que reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial, ajudando a aliviar o stress.
Ler livros
A leitura traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, vida amorosa e mesmo na capacidade de criarmos empatia por outras realidades.
Artesanato
Há algo de muito recompensador em criar algo com as próprias mãos, daí o artesanato ser uma ótima opção de hobbie.
"Os movimentos repetitivos e constantes proporcionam ao cérebro algo simples e relaxante em que se pode concentrar, quase como uma meditação que pode segurar nas mãos", notou a psicóloga Ritz Birah.
Voluntariado
Para completar a lista surge voluntariado. Apesar de ser algo que não praticam com tanta regularidade, a recompensa que os participantes sentiam era acima da média.














