Estudo diz que Europa deve reforçar o equilíbrio de poder com a Rússia

  • 05/11/2025

"Os países europeus têm o potencial necessário --- ou seja, os recursos económicos, as capacidades militares e o conhecimento tecnológico --- para confrontar a Rússia até 2030, desde que demonstrem vontade política", vincou à agência France-Presse (AFP) Thomas Gomart, diretor do Instituto Francês de Relações Internacionais (IFRI) e responsável pelo estudo intitulado "Europa-Rússia: Avaliando o Equilíbrio de Poder".

 

Na frente militar, embora os exércitos europeus usufruam de uma vantagem significativa nos domínios aéreo, naval, cibernético e espacial, "a Rússia detém uma vantagem fundamental em terra devido ao seu poder de fogo e dimensão, em comparação com os exércitos europeus, que são totalmente inadequados para este tipo de conflitos", defendeu o especialista.

A Europa deve, por isso, "acelerar os esforços para colmatar as lacunas de pessoal e de capacidade", particularmente em termos de stocks de munições, capacidade de ataque profundo e defesa aérea.

Enquanto as forças terrestres russas totalizam aproximadamente 550.000 militares, "até 2025, 20 dos 30 Estados-membros da NATO e da UE terão forças terrestres profissionais com menos de 15.000 militares".

Em caso de uma grande operação, a maior parte das forças teria de ser fornecida por apenas seis países, incluindo França, Reino Unido e Alemanha, pode ler-se no relatório.

Em termos orçamentais, os países da União Europeia aumentaram significativamente as suas despesas militares desde a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin, em fevereiro de 2022.

No entanto, é essencial que os países europeus membros da NATO destinem, em última instância, 5% da sua riqueza nacional à defesa, em conformidade com o objetivo estabelecido pela NATO e pelos Estados Unidos, de acordo com o estudo do IFRI, que recebeu o apoio do Ministério das Forças Armadas de França.

Além disso, a Europa "manteve uma economia em tempo de paz" e "tem lutado para traduzir o aumento das despesas num aumento proporcional da produção industrial", lamentam os autores do relatório, apontando, em particular, para a lenta expansão da produção de mísseis.

"A melhor forma de lidar com a Rússia é apoiar a Ucrânia e abordar as lacunas militares críticas", concluiu Thomas Gomart.

"Se os europeus não conseguirem manter a sua unidade, se enfrentarem uma retirada americana e uma derrota ucraniana, o risco de um confronto direto entre a Rússia e a Europa aumentaria consideravelmente", alertou ainda.

Por fim, face à agressão híbrida russa (ataques cibernéticos e de informação, sabotagem, espionagem, etc.), a UE deve "adotar uma postura mais assertiva e proativa", aplicando rigorosamente as sanções, restringindo a disseminação dos meios de comunicação pró-Kremlin e intensificando os processos judiciais contra atividades clandestinas, sugeriram ainda os autores do estudo.

 

DMC // RBF

Lusa/Fim

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2882880/estudo-diz-que-europa-deve-reforcar-o-equilibrio-de-poder-com-a-russia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes