Estudo aponta 1,2 milhões de moçambicanos em insegurança alimentar

  • 14/01/2026

Em causa está a avaliação de Classificação Integrada das Fases da Segurança Alimentar (IPC, na sigla em inglês), que envolve as autoridades moçambicanas e parceiros nacionais e internacionais, como agências das Nações Unidas, o qual analisou a situação pós-colheitas de 2025 em distritos considerados entre os mais produtivos.

 

Trata-se de uma cobertura de 29% do país e o estudo indica que no período de setembro de 2025 a março de 2026, "cerca de 1,2 milhões de pessoas estão em Insegurança Alimentar Aguda", de 47 distritos, sobretudo a norte, necessitando "de intervenção urgente para reduzir o défice no consumo alimentar e proteger os seus meios de subsistência".

Destes, 125.701 pessoas estão em situação de Emergência (Fase 4 da IPC) e os restantes 1,07 milhões em situação de Crise (Fase 3 de IPC). Por outro lado, refere o estudo, há ainda 2,58 milhões de moçambicanos classificados em situação de Stresse Alimentar (Fase 2 da IPC).

A Fase 5, mais grave, deste indicador refere-se a Pessoas em Situação de Catástrofe, não sendo classificado neste estudo em qualquer distrito analisado em Moçambique.

Para o período projetado de abril a setembro de 2026, o estudo aponta que o número de pessoas, nos distritos analisados, que necessitam de intervenção urgente "poderá reduzir para cerca de 529 mil", envolvendo a Fase 3 do IPC.

"Esta melhoria, deve-se às perspetivas de precipitação média a acima de média que poderá permitir maior disponibilidade de alimentos nos agregados familiares e redução dos preços dos alimentos nos mercados", reconhece o estudo.

Na avaliação IPC pós-colheitas de 2024, que abrangeu 47 distritos, diferentes dos analisados em 2025, cerca de 1,49 milhões de pessoas foram identificados em situação de Insegurança Alimentar Aguda, a necessitarem de intervenção urgente.

"Esta situação, foi a consequência do esgotamento das reservas alimentares, e do impacto da tensão político-social que se registou no país no período pós-eleições gerais de 09 de outubro, principalmente nos corredores logísticos, o que afetou as trocas comerciais", conclui o mesmo estudo.

Leia Também: Moçambique paga 40% do 13.º salário à função pública até fevereiro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918981/estudo-aponta-1-2-milhoes-de-mocambicanos-em-inseguranca-alimentar#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes