Estudo alerta: Temperatura do quarto pode estar a afetar saúde do coração
- 19/02/2026
A temperatura a que tem o quarto à noite pode estar a afetar a saúde do seu coração. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade Griffith, em Queensland, na Austrália. Os idosos são quem mais pode sofrer com um aumento da temperatura durante a noite.
Fergus O'Connor, um dos autores do estudo, revela que o calor durante a noite pode afetar o sistema cardiovascular. O facto de o quarto estar mais quente do que é recomendado pode fazer com que o coração precise de trabalhar mais para tentar regular a temperatura.
"Quando o coração trabalha mais e por mais tempo, gera stress e limita a nossa capacidade de recuperação da exposição ao calor do dia anterior", revelou Fergus O'Connor, aqui citado pela Fox News.
A equipa de investigadores acompanhou 47 adultos com idade média de 72 anos. O sono foi monitorizado durante o verão e também medida a atividade cardíaca. Quando a temperatura do quarto se mostrou superior a 24ºC foram notados algumas alterações no coração.
Leia Também: Smartwatches para medir pressão arterial? Estudo deixa alerta preocupante
“Para pessoas com 65 anos ou mais, manter a temperatura do quarto até 24°C durante a noite reduziu a probabilidade de apresentar respostas de stress elevadas durante o sono", continua.
A investigação foi publicada no BMC Medicine. Serão necessários mais estudos para perceber o real impacto da temperatura. Assim, poderá ser importante ter atenção à forma como regula a temperatura do quarto, quer seja no verão ou no inverno.
O que nunca deve fazer antes de dormir, segundo especialistas do sono
Dormir é uma parte importante do dia. Descansar permite fazer com que o corpo funcione melhor no dia seguinte, especialmente o cérebro. Desta forma, é importante que o descanso seja feito de forma eficaz. Contudo, existem hábitos que podem fazer o contrário.
O 'website' Well+Good falou com três especialistas do sono para saber o que deve evitar mesmo antes de ir dormir. Parecem hábitos inofensivos, mas fazem toda a diferença. Saiba tudo.
Iniciar uma conversa stressante
"Trazer um assunto intenso à tona uma ou duas horas antes de dormir significa que provavelmente ainda estará na sua mente durante algum tempo", revela Daniel Gartenberg, cientista do sono.
Passar em ambientes com luz brilhante
"Cerca de três horas antes de dormir, comece a diminuir as luzes de casa para ajudar a aumentar a secreção de melatonina", revela a neurologista Meredith Broderick.
Evitar uma rotina de relaxamento
"Pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a preparar o corpo para dormir", conta Rebecca Robbins.
Comer antes de se deitar
"Pode levar ao refluxo e a problemas de digestão."
Ver ecrãs, como telemóveis ou televisão
"A luz dos ecrãs é como se fosse uma forma visual de cafeína."














