Estrutura de missão da AIMA teve saldo de 62 milhões de euros

  • 18/12/2025

Segundo os dados provisórios apresentados hoje no Centro Hindu, em Lisboa, a receita gerada pela estrutura de missão da AIMA teve uma receita de 101 milhões de euros e custos de operações que rondam os 39 milhões de euros.

 

Entre custos e receitas, o saldo é de 62 milhões de euros, sendo que as contas ainda não incluem a receita e custos dos processos de reagrupamento familiar.

Inicialmente com mais de um milhão de processos pendentes, os dados indicam que foram decididos 93% dos processos relacionados com manifestação de interesse, 72% relacionados com autorizações de residência da CPLP, 52% de regime transitório e 10% dos processos relacionados com a renovação de autorização de residência.

Durante a apresentação dos números, o ministro da Presidência considerou que o número de processos pendentes há mais de um ano se traduzia em indignidade e em "pessoas com as vidas paradas".

"Ao pôr ordem nestes processos e resolvermos estes atrasos estamos a fechar a porta aos bandidos. É assim, é a aplicar as leis. Não é a gritar e a mandar as pessoas embora que se repõe a ordem e se acaba com os comportamentos de bandidos", acrescentou António Leitão Amaro.

No total, foram decididos quase 387 mil processos pendentes e, destes, foram indeferidos mais de 59 mil. Sobre os indeferimentos, o ministro da Presidência explicou que "uma parte significativa, pelo menos, entrou e estava em condições ilegais que as leis do tempo já não permitiam".

No final do ano, o trabalho desenvolvido por esta estrutura de missão passa para a esfera da AIMA e, segundo o coordenador geral da estrutura de missão, Luís Goes Pinheiro, esta será uma "transição suave sem redução imediata da capacidade da AIMA".

A Estrutura de Missão para a Recuperação de Processos Pendentes estava prevista no Plano de Ação para as Migrações, foi criada em julho de 2024 e tinha um prazo de validade de um ano. No entanto, em maio deste ano, o Governo decidiu prolongar este trabalho até ao final de 2025.

As novas regras para os imigrantes em Portugal entraram em vigor em junho de 2024 e uma das 41 medidas do Plano de Ação para as Migrações implicava o fim das manifestações de interesse, mas cerca de 440 mil pedidos estavam ainda pendentes, tendo sido criada uma estrutura de missão para resolver pendências.

Leia Também: Queixas contra a AIMA aumentam 6,46% em relação a 2024

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2906599/estrutura-de-missao-da-aima-teve-saldo-de-62-milhoes-de-euros#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes