Estrela da Amadora sofre em Famalicão e dá pulo gigante na classificação
- 27/12/2025
Jogo impróprio para cardíacos aquele que abriu, ao final da tarde deste sábado, a jornada 16 do campeonato português, a última no ano civil de 2025. Quatro golos em menos de meia hora e uma remontada pintaram o encontro entre o Famalicão e o Estrela da Amadora. O resultado final, um triunfo, por 2-3, do conjunto que viajou desde a Reboleira.
Frenético e emotivo são dois dos adjetivos que se aplicam e bem àquilo que aconteceu na primeira parte do duelo que foi disputado no Estádio Municipal de Famalicão. O conjunto da casa foi tendo mais bola, mas os tricolores, que não tiveram nos eleitos de João Nuno o ala Sidny Cabral - está a caminho do Benfica -, nunca deixaram de atacar, aproveitando cada contra-ataque para deixar os famalicenses com calafrios. E foi logo a abrir que existiu o primeiro golo dos minhotos na partida.
Ainda alguns adeptos se estavam a sentar na bancada quando o marcador funcionou pela primeira vez. Gil Dias ganhou em velocidade na direita, e fez um cruzamento milimétrico para o coração da área à procura do brasileiro Sorriso. O avançado tentou cabecear, mas acabou por ser Luan Patrick a marcar na própria baliza logo ao minuto 8.
A reação do Estrela da Amadora não podia ter sido melhor. Dois minutos tinham passado e o avançado Kikas, isolado após uma assistência de Otávio, não perdoou e restabeleceu o empate no encontro. E num duelo em que quase nem se respirou na primeira metade, a turma visitante virou o resultado em cima do minuto 24.
O ex-FC Porto Marcus Abraham cruzou da direita, Kikas amorteceu para o meio da área, De Haas tocou ao de leve e a bola acabou por chegar a Jovane Cabral. Vindo de trás, o caboverdiano pegou muito bem na bola e bateu Carevic com um remate forte
Mas se pensa que os golos na primeira metade da partida ficaram por aqui, desengane-se. À semelhança do que tinha acontecido aquando do empate a uma bola, o Famalicão reagiu de pronto e voltou a igualar a contenda. Renan Ribeiro perdeu a bola na saída de bola, Zabiri recuperou-a e entregou a Gil Dias. O extremo repetiu o cruzamento do primeiro golo dos minhotos e, desta feita, Sorriso apareceu a desviar de cabeça para o golo.
A etapa complementar começou com o quinto golo na partida. Jovane Cabral roubou o esférico à entrada da área e atirou em arco na direção da baliza de Carevic. Depois do golo ter sido anulado numa primeira ocasião, Luís Godinho foi ao VAR e validou o bis do antigo jogador do Sporting em cima do minuto 51.
Os últimos minutos do encontro contaram com um Famalicão atrevido e a pressionar alto em busca do empate. Aos 68 minutos, Renan Ribeiro negou o golo a Justin de Haas, que tentou a sorte num livre direto. Pouco depois, ao minuto 71, o marroquino Zabiri atirou uma bomba de fora da área que atingiu com estrondo a trave da baliza dos tricolores.
A reta final do duelo contou, inclusive, com um momento algo caricato. Gil Dias viu um cartão vermelho direto já dentro dos dez minutos finais e já estava perto do túnel de acesso ao relvado quando Luís Godinho foi até ao monitor do VAR para rever o lance. O eborense reverteu a expulsão e mostrou amarelo ao extremo dos minhotos.
Após este triunfo, o Estrela da Amadora, que regressou aos triunfos na I Liga e somou a sua segunda vitória nos últimos cinco jogos na competição, saltou de forma provisória para o nono lugar com 18 pontos. O Famalicão, que averbou a segunda derrota seguida, segue no sexto lugar com 23 pontos, podendo ser ultrapassado por Moreirense e Vitória SC até ao fecho desta jornada.
Veja os cinco golos do encontro:
Leia Também: EM DIRETO: Famalicão e Estrela abrem a última jornada do ano de 2025













