Estrangeiro procurado internacionalmente detido no aeroporto de Lisboa
- 23/12/2025
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no passado dia 18 de dezembro, pelas 11h30, um cidadão estrangeiro procurado pelo Brasil no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
A detenção foi feita no âmbito das ações de controlo fronteiriço, sob a responsabilidade da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), e através da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço (DSACF).
Num comunicado enviado às redações, a PSP explicou que o cidadão, de 67 anos, e com nacionalidade italiana e brasileira tinha um mandado de detenção internacional, "emitido através dos mecanismos de cooperação policial internacional, tendo como finalidade a apresentação do suspeito às autoridades judiciais competentes."
O homem é suspeito da prática de crimes de natureza económica. Em causa está a "falsificação documental e fraude, associados à importação e introdução irregular de veículos no mercado, causando prejuízos relevantes às autoridades fiscais e aduaneiras".
"Os factos remontam a um esquema organizado, com atuação prolongada no tempo, que envolveu manipulação de documentação oficial e identificação de bens", continuou a mesma nota.
Após a detenção do homem, "foram desencadeados os procedimentos legais previstos, tendo sido dado conhecimento ao Ministério Público, com vista aos trâmites judiciais subsequentes no âmbito da cooperação internacional".
No mesmo comunicado, a PSP reforçou o seu compromisso com a segurança do ambiente aeroportuário, "reafirmando o seu empenho na proteção contínua da segurança das populações e bem-estar" da população.
Leia Também: Dois anos e três meses de prisão por agredir agentes da PSP em Pombal













