Estónia soma mais mil combatentes russos à 'lista negra' que proíbe entrada

  • 06/02/2026

A lista inclui agora mais 1.073 combatentes russos, além das 261 pessoas que a Estónia já tinha proibido de entrar no país vindas da Rússia em janeiro.

 

"A contínua agressão da Rússia contra a Ucrânia é um dos piores crimes contra a humanidade. Os militares russos que combateram na Ucrânia, e que ainda lá combatem, mataram, destruíram, violaram e saquearam. Fechar o espaço europeu comum para eles é do interesse da segurança de todos nós", sublinhou o ministro do Interior, Igor Taro, citado num comunicado.

Taro afirmou que "centenas de milhares de cidadãos russos lutaram e ainda lutam contra a Ucrânia".

"A guerra de agressão também deve ter um preço para cada um deles", enfatizou, e o encerramento do Espaço Schengen para eles faz parte desse preço, argumentou.

Talin estima que até 1,5 milhões de cidadãos russos tenham participado na agressão armada da Rússia à Ucrânia, dos quais aproximadamente 640 mil ainda estão na linha da frente.

A Estónia realça ainda que, na Rússia, o número total de crimes graves relacionados com o uso da violência atingiu o seu nível mais elevado em 15 anos no primeiro semestre de 2025, tendo sido registados mais de 333 mil destes crimes.

"Este aumento está parcialmente relacionado com o regresso em massa à linha da frente de criminosos previamente condenados", defendeu.

"Sabe-se, através de guerras anteriores iniciadas pela Rússia, como no Afeganistão ou na Chechénia, que aqueles que regressam da linha da frente começam a procurar novos desafios violentos no âmbito do crime organizado", acrescentou o ministro.

Taro instou os parceiros da União Europeia (UE) a seguirem o exemplo da Estónia.

"Tenho enfatizado isto em diversas reuniões recentes com parceiros estrangeiros. A nossa medida é reconhecida, compreendida e, sem dúvida, será acatada. Como o resultado é singular --- uma Europa mais segura ---, é importante que partilhemos o ónus de acrescentar centenas de milhares de soldados agressores à lista de proibidos", destacou ainda.

A Estónia levantou a questão de proibir a entrada aos combatentes russos na reunião dos ministros do Interior dos países nórdicos e bálticos no Verão e também na reunião informal do Conselho de Assuntos Internos da UE no mês passado, no Chipre.

Leia Também: Lituânia e Estónia retiram candidatos da corrida ao BCE. Centeno continua

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934824/estonia-soma-mais-mil-combatentes-russos-a-lista-negra-que-proibe-entrada#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes