Este SUV da Toyota serve de base a novo robotáxi
- 10/02/2026
A GAC Toyota começou a produzir um novo robotáxi na China - que emprega o sistema de condução autónoma de sétima geração da Pony.ai, com capacidades Nível 4. O modelo de base é o Toyota bZ4X.
A ideia é produzir mais de 1.000 viaturas só este ano, lançando-as ao serviço em grandes cidades chinesas ainda este ano. A Pony.ai espera acabar 2026 com mais de 3.000 veículos.
Na sua mais recente atualização para aquele país, o SUV 100 por cento elétrico surge de série com um motor com 219 cv de potência, mas também uma variante de dois motores e tração integral. É uma versão diferente da global, fabricada no Japão.
O novo serviço de robotáxi é fruto de uma colaboração entre GAC Toyota, Toyota China e Pony.ai, sendo que a parceria começou em 2019 e tem investido fortemente em serviços de transporte em carros de condução autónoma.
Os robotáxis anteriores da Pony.ai têm como base automóveis com motores de combustão interna - o Lexus RX450h (quinta geração) e o Toyota Sienna (sexta geração). A sétima geração dos sistemas da tecnológica estará, agora, associada ao bZ4X da Toyota e a outros dois modelos. Estes últimos são o Arcfox Alpha T5 e o Aion V, em operação desde novembro passado.
Com a nova geração do sistema, os custos com material do kit de condução autónoma baixaram 70 por cento. O seu comportamento foi aprimorado de forma a diminuir a probabilidade de enjoo. Inclui desbloqueio automático do veículo baseado em Bluetooth, interação por voz a bordo, serviços de streaming de música e controlo da climatização anterior à deslocação.














