Este Sporting tem estrelinha. Luis Suárez vira herói à beira do fim

  • 01/02/2026

O élan europeu complicou mais do que ajudou o Sporting, mas a estrelinha voltou a surgir no fim. O clube leonino venceu, ao final da tarde deste domingo, na receção ao Nacional (2-1), em jogo a contar para a jornada 20 do campeonato português.

 

Depois de 45 minutos sem golos em Alvalade, Pedro Gonçalves abriu a contagem em Lisboa, anotando o seu primeiro golo em 2026, antes de Alan Nuñez responder de imediato e igualar a contenda.

Uma igualdade que, uma vez mais, foi desfeita no tempo de descontos, através do suspeito do costume. O Sporting segura a segunda posição na tabela, com vantagem mais alargada sobre o Benfica, e coloca pressão sobre o FC Porto que ainda joga esta ronda.

Filme do jogo:

Numa tarde/noite muito chuvosa no Estádio de Alvalade, em Lisboa, Rui Borges faz quatro alterações em relação ao último onze que venceu em casa do Athletic Bilbao a meio da semana, quase todas elas forçadas. Matheus Reis, que estará de saída de Alvalade, estava castigado, Morten Hjulmand ficou de fora por motivos pessoais e Gonçalo Inácio conta com problemas físicos. Francisco Trincão foi a única ausência por opção tática.

Os primeiros 45 minutos não tiveram golos, mas contaram com um ligeiro ascendente por parte do Sporting. A formação do Nacional apresentou-se em Lisboa com a lição bem estudada, impedindo os leões de jogarem por dentro, sem dar muitos espaços aos verde e brancos, e sempre de olhos sempre postos na baliza de Rui Silva.

Prova desta atitude afoita dos insulares na partida foi que a primeira ocasião de grande perigo na partida foi mesmo para os madeirenses. Já depois de, em cima do minuto sete, Matheus Dias aparecer a cortar um cruzamento de Iván Fresneda, o Nacional esteve à beira de inaugurar o marcador em Alvalade aos 13 minutos.

Numa rápida jogada de contra ataque por parte da equipa que é liderada por Tiago Margarido, Eduardo Quaresma escorregou quando não devia e, num três para um, Paulinho Boia colocou a bola a jeito de Gabriel Veron rematar a contar. Já com Rui Silva fora da jogada e completamente batido, o extremo emprestado pelo FC Porto viu o moçambicano Geny Catamo brilhar com um corte que impediu o golo dos insulares. Logo de seguida, Matheus Dias superou-se e anulou novo cruzamento rasteiro de Fresneda.

O Sporting apresentava algumas dificuldades em colocar a bola dentro do bloco do Nacional e só conseguiu provocar algum frisson junto das redes adversárias já perto da meia hora. Na sequência de um pontapé de canto, Luis Suárez, de cabeça, levou a bola à baliza, que acabou por ser desviada por Léo Santos. Instantes depois, o jogo esteve parado para analisar uma possível grande penalidade sobre Ousmane Diomande, mas o árbitro Ricardo Baixinho decidiu mandar seguir jogo após escutar as indicações do VAR.

Em cima do fecho da primeira parte, o Sporting contou com a sua melhor ocasião até então. Lançado por Catamo, e com Kaique pela frente, Luis Suarárez surgiu solto na área dos insulares e viu o guardião brasileiro levar a melhor com uma bela estirada.

Sem alterações realizadas ao intervalo, o Sporting entrou para o segundo tempo com muita vontade de chegar ao primeiro golo na partida. Aos 57 minutos, e após um livre em jeito que foi batido por Maxi Araújo, Kaique teve de se esticar todo para desviar a bola por cima da trave. Descontente com a prestação da equipa, Rui Borges lançou em campo Francisco Trincão e Souleymane Faye, que cumpriu os primeiros minutos de leão ao peito.

E foi mesmo através do extremo português que surgiu o primeiro golo da partida. Segundos após Rui Silva ter brilhado com uma enorme defesa a remate de José Gomes, Francisco Trincão surgiu na área contrária a rematar para defesa de Kaique. O guardião defendeu para a frente e Pedro Gonçalves reagiu rápido para abrir a contenda aos 73 minutos.

Mas a resposta do Nacional não podia ter sido mais imediata e logo com efeitos práticos. Depois de uma boa jogada coletiva, Gabriel Veron rematou cruzado para uma defesa incompleta de Rui Silva. O guardião português afastou a bola para uma zona onde apareceu Alan Nuñez, que só teve de encostar para o empate aos 76 minutos.

E mesmo à beira do fim, a versão goleadora do Sporting que costuma marcar nos últimos instantes acabou mesmo por surgir... outra vez por Luis Suárez. Ainda antes do minuto 90, o colombiano respondeu de forma acrobática a um cruzamento de Trincão, mas o golo foi anulado. No entanto, a estrelinha estava mesmo do lado dos bicampeões nacionais. No último suspiro, Alisson, de saída dos leões, tirou o cruzamento e o cafetero atirou de calcanhar para a loucura total por parte dos adeptos da equipa da casa.

Contas feitas, o Sporting segue no segundo lugar com 51 pontos, mais seis do que o Benfica que ainda vai a jogo este domingo, e provisoriamente a quatro do FC Porto que só joga na segunda-feira. O Nacional é o 11.º classificado com 20 pontos.

Momento do jogo: Que calcanhar e que salvador do costume! Luis Suárez voltou a ser herói para o Sporting e entregou os três pontos à sua equipa com um belo golo em cima do fim.

Decisões que valem pontos. Catamo negou golo a Veron com este corte

Decisões que valem pontos. Catamo negou golo a Veron com este corte

Numa situação de três contra um, e com Rui Silva completamente batido, o extremo emprestado pelo FC Porto tinha tudo para marcar, mas o internacional por Moçambique apareceu na hora H para desfazer essas ideias.

Notícias ao Minuto | 19:09 - 01/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2930628/este-sporting-tem-estrelinha-luis-suarez-vira-heroi-a-beira-do-fim#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes