"Este não é o momento de criarmos barreiras entre NATO e UE"

  • 13/01/2026

"Este não é o momento para agir sozinho. Este não é o momento de criarmos barreiras entre nós [NATO e UE], que aumentariam custos, complicariam a produção e prejudicariam a inovação", afirmou Mark Rutte num discurso num evento no Parlamento Europeu, organizado pelo grupo liberal Renew Europe.

 

Neste discurso, em que nunca se referiu diretamente à Gronelândia, região semiautónoma da Dinamarca que Trump ameaçou anexar, Rutte garantiu que "os Estados Unidos estão completamente comprometidos com a NATO".

"Mas este compromisso vem com uma expectativa clara: a de que a Europa e o Canadá assumam mais responsabilidades sobre a sua própria segurança. Eu considero isso justo. Por isso, a meta dos 5% [de investimento em Defesa] tem de ser o nosso guia", referiu.

Depois desta intervenção inicial, num período aberto a perguntas por eurodeputados e jornalistas, o responsável evitou responder diretamente a qualquer questão sobre a Gronelândia, sublinhando tratar-se de uma questão mais vasta sobre a segurança no Ártico, numa altura em que, disse, a Rússia e a China estão a ficar "cada vez mais ativas" na região.

"E posso dizer-vos que, quando se trata da segurança do Ártico, não há qualquer divergência no seio da Aliança" Atlântica, referiu, salientando que os aliados concordam ser preciso "intensificar a ação conjunta" na região.

No entanto, numa aparente contradição do discurso do Presidente dos Estados Unidos, que tem ironizado que a Gronelândia só é defendida por "dois trenós puxados por cães", Mark Rutte reconheceu que a Dinamarca tem investido nas capacidades de defesa da ilha.

"A Dinamarca tem investido em [aeronaves] Boeing P8, em drones de longo alcance, estão a investir em mais caças F35 e em capacidades de reabastecimento aéreo. Todas estas capacidades são necessárias não apenas para manter a Dinamarca segura, mas para manter a NATO, no seu conjunto, em segurança", referiu.

Confrontado diretamente por uma eurodeputada dinamarquesa, que referiu que a população da Gronelândia está aterrorizada com as ameaças de Trump e perguntou o que é que a NATO pode fazer em caso de diferendo entre a Dinamarca e os EUA, Rutte pediu que se respeite a sua posição de não querer comentar diretamente a questão.

"Sempre que há discussões entre aliados, o meu papel é assegurar que resolvemos os diferendos. Eu nunca comento discussões entre aliados", disse, salientando que essa também foi a postura dos antecessores relativamente a diferendos, por exemplo, entre a Turquia e a Grécia.

Rutte elogiou ainda o Presidente dos Estados Unidos, salientando que foi devido à postura de Donald Trump, ainda durante o primeiro mandato, que a NATO começou a preocupar-se com a região do Ártico, salientando que a última reunião entre os aliados sobre esta matéria realizou-se no verão e agora estão a ser analisados os "próximos passos".

"Tivemos uma primeira discussão, penso que na semana passada, no Conselho do Atlântico Norte, sobre qual deve ser o próximo passo e agora estamos a trabalhar com todos os aliados envolvidos, em particular os sete que estão localizados no Ártico", disse, referindo-se ao Canadá, Estados Unidos, Islândia, Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca.

Outro eurodeputado perguntou a Rutte se é o último secretário-geral da NATO, tendo em conta as "dúvidas e sombras que estão a surgir" sobre a aliança, tendo este optado por reagir com ironia.

"Ainda não estou preparado para demitir-me, mas tenho a certeza de que terei um sucessor um dia destes", disse.

Leia Também: Rutte considera "repugnante" violência contra manifestantes no Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918696/este-nao-e-o-momento-de-criarmos-barreiras-entre-nato-e-ue#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes