Este foi o carro mais seguro para a Euro NCAP nos testes de dezembro
- 11/12/2025
Os resultados dos últimos dos testes de segurança da Euro NCAP em 2025 mostram que o novo Mercedes-Benz CLA foi o mais seguro de todos os 18 analisados na edição de dezembro da avaliação.
O modelo alemão recebeu cinco estrelas, não sendo batido em qualquer um dos parâmetros analisados. O automóvel recebeu 94 por cento na proteção de ocupantes adultos e 89 por cento na proteção de crianças a bordo, sendo distinguido com 93 por cento relativamente aos utilizadores vulneráveis e 85 por cento no que toca aos sistemas de assistência à segurança.
A entidade independente alemã fala do coupé de quatro portas como um exemplo, destacando a estrutura e os sistemas de proteção em caso de acidente, tal como a capacidade de sentir quando foi montado um sistema de retenção de crianças e desativar o airbag correspondente de forma automática. O sistema de travagem autónoma de emergência favorece a proteção de peões, ciclistas e motociclistas, bem como a prevenção de abrir a porta no caminho de outros veículos.
Mais modelos cinco estrelas
O Mercedes-Benz CLA foi um dos que recebeu a classificação de 5 estrelas e o que melhor desempenho teve nos parâmetros analisados. Mas não foi o único a ficar no patamar mais alto, sendo acompanhado por outros dez.
Também são disso exemplo o chinês Deepal S05, o Mazda CX-5, o Porsche Cayenne e o Volkswagen T-Roc. Destes, destaca-se em particular a elevada proteção para adultos do Deepal (94 por cento). A marca esteve também em destaque por um aspeto menos bom, com a Euro NCAP a dizer que o sistema de monitorização do condutor ficou menos capaz no S07.
O novo Hyundai Nexo a hidrogénio conseguiu comparar-se a outros modelos de combustão, alcançando igualmente as 5 estrelas - apesar de a proteção de utilizadores vulneráveis não ter sido a mais ideal.
No polo oposto
Quanto aos carros com um desempenho menos bom nos testes de segurança da Euro NCAP em dezembro, foram oito a receber a classificação de 4 estrelas.
Destes, o menos bem classificado para segurança dos ocupantes adultos foi o Toyota Yaris (72 por cento), mas o pior em proteção para crianças foi o Aygo X também com 72 por cento.
No parâmetro da proteção de utilizadores vulneráveis da via, o Kia PV5 Passenger terminou no fundo da tabela com 64 por cento. O modelo coreano foi também o que apresentou um pior desempenho nos sistemas de assistência à segurança (65 por cento).














