Este é o impacto do teletrabalho na conta da luz (e dicas para o reduzir)
- 14/09/2025
Trabalha em casa? Sabe qual é o impacto do teletrabalho na fatura da eletricidade? A Selectra fez as contas e revela que o custo mensal pode ascender, em média, a três euros. Porém, com ar condicionado o valor pode ser bem mais 'pesado'.
"Ao considerar o uso diário de equipamentos como computador portátil, monitor, televisão e micro-ondas (oito horas de computador, uma hora de TV e 10 minutos de micro-ondas por dia, cinco dias por semana), o custo mensal adicional ronda três euros", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
As despesas em teletrabalho
- Computador portátil: cerca de 1,32 euros por mês no mercado livre, considerando 8 horas de utilização diária.
- Monitor LED adicional: acrescenta 0,13 euros por semana, o que, em conjunto com o portátil, perfaz cerca de 1,84 euros por mês.
- Televisão e micro-ondas: adicionam um valor residual, mas contribuem para o consumo global, sobretudo em casas onde o teletrabalho prolonga o tempo de utilização destes equipamentos.
E há mais: "Se se acrescentar, por exemplo, o ar condicionado a funcionar 2 horas por dia, o aumento mensal pode chegar a 23 euros".
Dicas para poupar
A Selectra diz que "com o regresso à rotina pós-férias, é fundamental rever todos os custos, incluindo os associados ao teletrabalho". A empresa especialista em tarifas de energia partilhou, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, algumas dicas para reduzir este custo. São as seguintes:
- Coloque a sua secretária junto a uma janela e aproveite a luz natural. Assim, estará a reduzir a necessidade de iluminação artificial durante o dia e a poupar energia elétrica em teletrabalho.
- Utilize lâmpadas LED de baixo consumo em vez de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes.
- Configure o computador para entrar automaticamente em modo de poupança de energia quando não estiver a ser utilizado, como na sua hora de almoço ou pausas.
- Desligue o computador da tomada elétrica no final do dia.
Seja fiel ao seu horário de trabalho e evite trabalhar em excesso. Para além de proteger o seu bem-estar, estará também a evitar o aumento do consumo de energia devido ao funcionamento prolongado dos dispositivos eletrónicos. - Escolha o ciclo horário mais indicado para si. Existem várias empresas de eletricidade que oferecem tarifas cujos preços variam de acordo com o horário de consumo.
- Aproveite os descontos associados à adesão ao débito direto e à fatura eletrónica. Estes descontos são disponibilizados apenas pelos fornecedores do mercado livre.
- Opte por tarifas fixas para ter a segurança de um preço constante ao longo do contrato. As tarifas variáveis podem refletir as flutuações do mercado, como é o caso das tarifas indexadas.
Leia Também: Governo quer mexer no teletrabalho: Tenciona que seja mais fácil negá-lo