Este domingo voltam a existir cortes de eletricidade. Saiba em que locais
- 28/12/2025
À semelhança do que tem acontecido em domingos anteriores, a E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade.
De acordo com a informação disponibilizada no site da E-Redes, há os seguintes trabalhos programados:
- Faro/Loulé: Freguesia de Loulé
07:00 às 11:00
Rua Maria Etelvina Teodósio - Lisboa/Oeiras: Freguesia de União Das Freguesias De Algés, Linda-A-Velha E Cruz Quebrada-Dafundo
07:00 às 11:00
Avenida Pierre De Coubertin, No Boa Viagem - Lisboa/Oeiras: Freguesia União Das Freguesias De Oeiras E São Julião Da Barra, Paço De Arcos E Caxias
07:00 às 11:00
Estrada Nacional 6-3 , Alto Da Boa Viagem
Em comunicado publicado no seu site, a E-Redes explica que, "durante estas intervenções, são efetuadas manobras, ligações, reparações ou trabalhos de conservação das infraestruturas, sempre de forma planeada e controlada".
"As interrupções temporárias e de curta duração ocorrem quando todas as alternativas de alimentação disponíveis estão esgotadas, de forma a garantir que o impacto para os Clientes é o mais reduzido possível", adianta ainda a empresa.
A E-Redes nota ainda que, "por motivos de segurança, e caso ocorra o restabelecimento antecipado da alimentação elétrica ou necessidade de ensaios técnicos, recomenda-se que todas as instalações sejam consideradas permanentemente em tensão".
"Os trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição são feitos ao abrigo do artigo 72.º e 75.º do Regulamento de Relações Comerciais do Setor Elétrico e Gás", acrescenta a empresa.
A firma nota ainda que, "como resultado deste empenho, e conforme relatado pelo CEER (Conselho dos Reguladores Europeus de Energia), a E-Redes é considerada uma referência europeia no que diz respeito à execução de intervenções programadas com impacto mínimo no fornecimento".
Eletrodomésticos estão a salvo? Uma dica
Numa situação semelhante, no início de novembro, Pedro Silva, especialista da área de energia da DECO PROteste, explicou à CNN Portugal que, "em princípio, não vai acontecer nada", porque estamos perante uma "manutenção programada em que o restabelecimento de energia é feito com cautela e existe uma responsabilidade por parte do operador da rede por falhas que possam acontecer e por danos que possam provocar".
Porém, apesar de a probabilidade ser muito baixa pode ocorrer um "pico de corrente que pode queimar algum aparelho" e, por isso, para os consumidores que queiram "jogar à defesa", a DECO PROteste aconselha a "desligar os equipamentos".
Pedro Silva reconhece os inconvenientes dos cortes de eletricidade, mas explica que "é impossível andar a mexer e a cortar cabos e a corrente continuar a passar", garantindo que "não havia outra maneira".
Leia Também: Vem aí mais um domingo com falhas de luz. Confira em que localidades














