Estados Unidos enviaram "pequena equipa" militar para a Nigéria

  • 03/02/2026

Os dois países decidiram há duas semanas reforçar a sua cooperação militar na sequência das pressões diplomáticas exercidas por Washington sobre Abuja, cidade onde está instalado o poder central, relativamente à violência cometida por terroristas e outros grupos armados.

 

O presidente Donald Trump afirmou, nomeadamente, que os cristãos da Nigéria estavam a ser "perseguidos" e vítimas de um "genocídio" levado a cabo por "terroristas", o que Abuja e a maioria dos especialistas negaram veementemente, uma vez que a violência afeta indistintamente cristãos e muçulmanos no país mais populoso de África.

Os Estados Unidos e a Nigéria decidiram uma "colaboração reforçada", o que levou à "participação de uma pequena equipa americana, que traz competências únicas para reforçar os esforços envidados pela Nigéria há vários anos", afirmou hoje o general Dagvin R.M. Anderson numa conferência de imprensa virtual, sem, no entanto, especificar a natureza das atividades dessa equipa.

O Africom já tinha explicado à agência de notícias francesa AFP, no final de janeiro, que o exército americano estava a aumentar as entregas de material e a partilha de informações com a Nigéria, no âmbito de uma estratégia destinada a perseguir os terroristas do grupo Estado Islâmico (EI).

No dia de Natal, os Estados Unidos realizaram ataques contra alvos do EI no estado de Sokoto, no noroeste da Nigéria.

O Africom precisou à AFP que o apoio dos americanos se concentraria nessa região, bem como no nordeste da Nigéria, onde a violência causada pelo terrorismo, orquestrada pelo Boko Haram e sua fação dissidente, o Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP), massacra o país desde 2009.

A Nigéria está dividida quase igualmente entre um norte predominantemente muçulmano e um sul principalmente cristão.

Embora milhões de pessoas vivam pacificamente lado a lado, a identidade religiosa e étnica continua a ser um assunto sensível neste país marcado pela violência confessional.

Leia Também: Congresso dos EUA aprova financiamento do governo até final de setembro 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2932307/estados-unidos-enviaram-pequena-equipa-militar-para-a-nigeria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes