Estados Unidos e Rússia vão "manter o diálogo" após fim de acordo nuclear

  • 05/02/2026

A decisão foi divulgada no dia em que expirou o tratado New Start, o último acordo de controlo de armamento nuclear entre Washington e Moscovo.

 

"Manter o diálogo entre as forças armadas é um fator importante de estabilidade e de paz no mundo, que não podem ser alcançadas apenas pela força, e oferece um meio para aumentar a transparência e promover a desescalada", afirmou o EUCOM, estrutura tutelada pelo Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono).

Num comunicado, o EUCOM referiu que o acordo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foi alcançado após reuniões entre o general Alexus Grynkewich, comandante do EUCOM -- que acumula igualmente as funções de Comandante Supremo Aliado da NATO na Europa --, e altos responsáveis militares russos e ucranianos.

Este canal de diálogo "proporcionará um contacto militar-militar consistente, enquanto as partes continuam a trabalhar no sentido de uma paz duradoura", destacou a mesma nota informativa.

A comunicação militar de alto nível tinha sido suspensa em 2021, pouco antes da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, que ocorreu em fevereiro de 2022.

Grynkewich encontra-se na capital dos Emirados Árabes Unidos, onde as conversações entre responsáveis norte-americanos, russos e ucranianos para pôr termo à guerra na Ucrânia entraram hoje no segundo dia, numa altura em que Moscovo intensificou os seus ataques contra a rede elétrica ucraniana e há relatos da utilização de munições de fragmentação num mercado em Donetsk (no leste ucraniano), onde morreram pelo menos sete pessoas.

O tratado New Start (ou tratado START III), celebrado entre a Rússia e os Estados Unidos e em vigor desde fevereiro de 2011, procurava limitar o número de armas nucleares estratégicas a um máximo de 1.550 ogivas nucleares, 700 mísseis balísticos e 800 sistemas de lançamento para cada uma das duas potências, em terra, mar ou ar.

A vigência do tratado terminou hoje depois de Washington se ter recusado a negociar um acordo que exclua a República Popular da China, deixando o mundo sem um sistema de controlo de armas nucleares pela primeira vez desde 1972, quando a União Soviética e os Estados Unidos assinaram o tratado SALT.

Numa conferência de imprensa convocada para assinalar o fim do New Start, a organização japonesa antinuclear Nihon Hidankyo, vencedora do Prémio Nobel da Paz de 2024, alertou que "há um receio crescente" de que a corrida ao armamento não seja controlada.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os conselheiros da administração norte-americana acreditam que o pacto deve ser substituído por um novo documento que inclua também a República Popular da China, dado o crescente arsenal de armas nucleares de Pequim.

A presidência da Rússia indicou estar aberta a negociações sobre a estabilidade estratégica após o fim do START III, mas já alertou Donald Trump de que a assinatura de um novo tratado vai ser um processo "longo e difícil".

Leia Também: Kyiv, Washington e Moscovo acordam nova reunião após negociação

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2933609/estados-unidos-e-russia-vao-manter-o-dialogo-apos-fim-de-acordo-nuclear#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes