Estabilidade no Líbano depende da segurança de Israel, diz ministro

  • 26/11/2025

"Não permitiremos qualquer ameaça contra os habitantes do norte [de Israel] e uma pressão máxima continuará a ser exercida e até se intensificará", declarou Israel Katz no parlamento israelita.

 

Katz apresentou como prova da determinação de Israel a operação realizada no domingo em Beirute que resultou na morte do chefe militar do grupo xiita Hezbollah, Haytham Ali Tabatabai.

"Não haverá calma em Beirute nem ordem e estabilidade no Líbano enquanto a segurança do Estado de Israel não estiver garantida", acrescentou Katz, citado pela agência de notícia France-Presse (AFP).

Tabatabai foi morto num bombardeamento israelita nos subúrbios de Beirute, que coincidiu praticamente com o primeiro aniversário do acordo de cessar-fogo, alcançado em 27 de novembro.

O ataque ocorreu também uma semana antes da chegada do Papa Leão XIV a Beirute.

Os ataques aéreos israelitas no sul do Líbano intensificaram-se nas últimas semanas, enquanto Israel e os Estados Unidos têm pressionado Beirute para desarmar o grupo xiita apoiado pelo Irão.

Israel afirma que o Hezbollah está a tentar reconstruir as capacidades militares no sul do Líbano.

O Governo libanês, que aprovou o plano do exército para desarmar o Hezbollah, nega as alegações israelitas.

A mais recente guerra de Israel com o Hezbollah começou em 08 de outubro de 2023, um dia após ter sofrido o ataque do Hamas.

O grupo libanês disparou então 'rockets' contra o norte de Israel em solidariedade com o grupo extremista palestiniano.

Israel lançou um bombardeamento generalizado sobre o Líbano em 2024, que enfraqueceu severamente o Hezbollah, seguido por uma invasão terrestre.

Durante o conflito, o exército israelita eliminou grande parte dos dirigentes do Hezbollah, incluindo o líder do grupo, Hassan Nasrallah, morto em 27 de setembro de 2024.

Esta guerra foi o mais recente de vários conflitos que envolveram o Hezbollah nas últimas quatro décadas, de acordo com a agência de notícias norte-americana The Associated Press (AP).

Resultou na morte de mais de 4.000 pessoas no Líbano, incluindo centenas de civis, e causou uma destruição calculada em 11 mil milhões de dólares (9,5 mil milhões de euros, ao câmbio atual), segundo o Banco Mundial.

Em Israel, morreram 127 pessoas, incluindo 80 soldados.

O Papa Leão XIV visitará a Turquia entre quinta-feira e domingo, dia em que parte para o Líbano, onde permanecerá até 02 de dezembro.

Trata-se da primeira viagem apostólica de Leão XIV ao estrangeiro desde que foi eleito chefe da Igreja Católica em maio.

Leia Também: Adiado julgamento para decidir se Ventura retira cartazes sobre ciganos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2894935/estabilidade-no-libano-depende-da-seguranca-de-israel-diz-ministro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes