"Está irritado". Asencio revela estado de espírito de Vinícius Júnior
- 19/02/2026
O jogo entre o Benfica e o Real Madrid continua a dar que falar devido ao alegado caso de racismo que envolve Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior. Depois de várias reações ao sucedido, Raúl Asencio foi questionado por jornalistas espanhóis, à saída do centro de estágio, esta quinta-feira.
O defesa central da equipa merengue revelou qual o estado de espírito do colega de balneário e mostrou-se indignado com o que aconteceu no Estádio da Luz.
"Está irritado, isto não tem lugar no mundo e no futebol. Estas coisas não se podem passar", comentou.
É de recordar que o extremo argentino do Benfica terá chamado "macaco" ao avançado brasileiro no jogo de terça-feira entre os encarnados e o Real Madrid, para a Liga dos Campeões.
"Vinicius está fastidiado".
— El Chiringuito TV (@elchiringuitotv) February 19, 2026
️ Las palabras de Asencio sobre el brasileño tras su incidente en Lisboa.#JUGONES pic.twitter.com/UjIVcR8DnV
O que aconteceu?
Tudo começou quando Vinícius Júnior marcou um grande golo frente à formação da Luz e celebrou junto à bandeirola de canto, com uma dança que não foi bem recebida por parte dos adeptos do Benfica. De seguida, a provocação do brasileiro foi castigada pelo árbitro francês François Letexier com um cartão amarelo e, depois disso, o caldo entornou.
Gianluca Prestianni terá proferido insultos racistas durante uma troca de palavras com o jogador do Real Madrid, que rapidamente fez chegar ao juiz da partida o teor dos comentários do argentino.
O encontro chegou a estar interrompido por 10 minutos, mas retomou para que fosse cumprido o restante tempo de jogo.
No final da partida, Prestianni negou qualquer insulto dirigido a Vinícius Júnior, ao passo que o brasileiro e outros jogadores do Real Madrid confirmaram o sucedido.
Foi o caso de Mbappé, que defendeu o colega de equipa na zona de entrevistas rápidas.
"O número 25 do Benfica chamou macaco cinco vezes ao Vinícius. Não quero dizer o seu nome porque não merece. Tapou a boca com a camisola para dizer isso, ouviram jogadores do Real Madrid e do Benfica", afirmou.
Por sua vez, o Benfica decidiu publicar um vídeo em defesa de Prestianni, alegando que "dada a distância, os jogadores do Real Madrid não ouviram o que andam a dizer que ouviram".
Investigação na UEFA
A UEFA anunciou que foi aberta uma investigação ao caso de alegado racismo que envolveu Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, no jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
O organismo fez saber que os alegados "comportamentos discriminatórios" já estão a ser avaliados e investigados pelo Grupo de Ética e Disciplina. Se o inspetor nomeado para o caso detetar uma ou mais infrações, será apresentado um relatório à UEFA a pedir a abertura de um processo.
Ainda não se sabe quando é que haverá uma decisão, mas é expectável que a mesma aconteça ainda antes do jogo da 2.ª mão do playoff entre Benfica e Real Madrid, agendado para quarta-feira no Santiago Bernabéu, na capital espanhola.
É de recordar que Gianluca Prestianni corre o risco de ser suspenso, pelo menos, por dez jogos.
Leia Também: Explicador. Afinal, como vai a UEFA investigar Prestianni e Vinícius?













