Espólio do escritor Fernando Assis Pacheco doado à Biblioteca Nacional

  • 30/11/2025

"O acervo destaca-se particularmente pela coleção de manuscritos que testemunham a atividade de Fernando Assis Pacheco (1937-1995) enquanto jornalista e escritor", disse à agência Lusa fonte da BNP.

 

O conjunto documental "é composto por manuscritos (cadernos de notas, provas tipográficas com cortes da Censura, poemas, materiais preparatórios de obras), correspondência variada, documentos biográficos, recortes de imprensa e pastas organizadas por cada obra publicada", esclareceu a mesma fonte.

Quanto à correspondência, reúne cartas enviadas pelo autor aos pais a partir de Angola, onde esteve em missão militar, e um conjunto de cartas dirigidas à filha Ana.

O espólio entregue contém também apontamentos genealógicos, documentação da Queima das Fitas, em Coimbra, e papéis enviados pela mãe do autor durante o seu serviço militar no Alentejo.

Do acervo fazem ainda parte "alguns impressos, como a revista K (1992) e o livro 'Made in Lisbon', e uma coleção de desenhos de infância dos filhos, anotados pelo autor".

O termo de doação foi assinado pelos herdeiros, na passada quarta-feira, assinala a BNP.

"No dia 26 de novembro de 2025, a sua esposa e os seis filhos assinaram o termo de doação do espólio, que passou a integrar o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal. Este gesto simbólico, realizado precisamente 30 anos depois da sua morte, reforça a importância do escritor e jornalista na história da literatura e do jornalismo portugueses", lê-se no comunicado da BNP difundido nas redes sociais.

A BNP realça que a entrega do espólio à sua guarda "garante a preservação e valorização dos documentos e obras que compõem o legado de Fernando Assis Pacheco, permitindo que futuras gerações possam continuar a estudar e a reconhecer o valor da sua produção literária e jornalística".

Fernando Assis Pacheco estreou-se literariamente em 1963 com o livro de poesia "Cuidar dos Vivos". Licenciado em Filologia Românica, pela Universidade de Coimbra, cidade onde nasceu e residiu até 1961 quando iniciou o serviço militar obrigatório que o levou a Angola.

Foi redator da revista Vértice, que lhe permitiu o convívio com outros escritores, designadamente Joaquim Namorado (1914-1986) e Manuel Alegre e também com o jornalista José Carlos Vasconcelos, um dos fundadores do extinto semanário O Jornal.

Como jornalista fez parte das redações dos jornais Diário de Lisboa, A República, Jornal de Letras Artes & Ideias, Musicalíssimo, Se7e e de O Jornal, cuja redação chefiou.

Dos seus títulos publicados cite-se, entre outros, "Câu Kiên: Um Resumo" (1972), livro de poesia republicado em 1976 com o título "Catalabanza, Quilolo e Volta", a novela "Walt" (1978), "Memórias do Contencioso e Outros Poemas" (1989), o romance "Trabalhos e Paixões de Benito Prada" (1993).

Depois da sua morte saíram os livros "Retratos Falados" (2001), uma coletânea de entrevistas, o livro de poesia "Respiração Assistida" (2003), o livro de crónicas "Memórias de um Craque" (2005), o primeiro volume da sua obra completa "Bronco Angel, o Cow-boy Analfabeto" (2015) e "Tenho Cinco Minutos Para Contar Uma História póstumo" (2017).

Leia Também: "Há muito a fazer na investigação sobre Camões. Há fontes inéditas"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2896556/espolio-do-escritor-fernando-assis-pacheco-doado-a-biblioteca-nacional#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes