"Espero que o Mundial em 2026 seja dedicado ao Cristiano Ronaldo"
- 25/12/2025
O antigo internacional por França Frank Leboeuf concedeu, esta quinta-feira, uma extensa entrevista ao portal britânico Goal, na qual, entre outros temas, apontou Portugal como um dos favoritos a vencer o Mundial2026 no verão no próximo ano.
Leboeuf, que conquistou um Campeonato do Mundo com França em 1998, foi confrontado com as recentes declarações de Cristiano Ronaldo, nas quais o português assumiu que não precisa de um título mundial para consolidar seu legado. O francês deu-lhe razão, apesar de considerar que conquistar um Mundial é sempre um marco na carreira.
"Ele não está a mentir, porque o que ele conquistou já é fantástico, mas o duelo Cristiano Ronaldo e Lionel Messi - de todos os títulos, era uma disputa entre esses dois pela Bola de Ouro -, tornou-se uma questão de quem preferes. Tornou-se uma pergunta constante. És mais Messi ou Ronaldo? Por mais de uma década foi assim", começou por dizer o antigo internacional francês.
"Estes dois jogadores já conquistaram grandes títulos, mas é verdade é que um Campeonato do Mundo faz a diferença. Às vezes, critiquei Cristiano Ronaldo pelo que ele fez e fui criticado pelos seus fãs. Algumas pessoas dizem: 'O que conquistaste na vida?'. Eu respondo: ‘Eu ganhei o Campeonato do Mundo, ele não'. É a resposta fácil. É claro que ele fez melhor do que eu, é um jogador fantástico. Mas ganhar Mundial faz a diferença, mesmo que sejas Frank Leboeuf, mas ainda mais se fores Cristiano Ronaldo depois do Messi ter ganho. Foi como se, em 2022, o Campeonato do Mundo tivesse sido dedicado a Messi. Eu realmente espero que o de 2026 seja dedicado a Cristiano Ronaldo. Seria fantástico para ele ganhar um Mundial, e para Portugal. Portugal tem uma equipa incrível, então é possível", sustentou.
Cristiano Ronaldo ficou no banco em alguns momentos durante a Euro2024, enquanto se questiona se ele deveria ter um papel tão importante na seleção do seu país. Frank Leboeuf sublinhou que o selecionador nacional Roberto Martínez tem um problema em mãos a propósito desta situação.
"Como lidar com Cristiano Ronaldo? Essa será a principal questão de Roberto Martinez. No último torneio, o Campeonato Europeu, ele foi colocado no banco. Isso pode ser o mesmo problema no Campeonato do Mundo. Jogar a cada três dias é complicado. Acredito que ele estará em forma, estará bem, e Portugal terá uma chance de ganhar o Campeonato do Mundo com ele em campo. Seria uma grande conquista para ele aos 41 anos. Mas Roberto Martinez terá que pensar duas vezes antes de colocá-lo em campo em todos os jogos. Essa é a principal preocupação que ele tem. Seria bom vê-lo ganhar o Mundial", finalizou.
Portugal já sabe que irá enfrentar o Uzbequistão e a Colômbia na fase de grupos da fase final do Mundial do próximo verão, enquanto aguarda para descobrir quem sairá do playoff internacional: República Democrática do Congo, Jamaica ou Nova Caledónia.














