Especialistas em segurança alimentar revelam o que evitam jantar fora
- 22/12/2025
Quando vai jantar fora, tem algum cuidado nas escolhas de pratos que faz? Não estamos a falar apenas em termos nutricionais, mas também na sua segurança alimentar. A verdade é que existem alguns pratos que acabam por fazer com que o risco de certas doenças e complicações seja maior. À Fox News, alguns especialistas em segurança alimentar revelaram o que evitam pedir quando jantam fora.
Saladas embaladas, saladas ou travessas de frutas, ou frios são laguna dos itens que mais evitam, uma vez que podem estar associados a contaminação cruzada e a surtos de E.coli e Salmonella.
“Os riscos associados à carne moída diminuíram devido aos testes e aos requisitos de cozedura, enquanto os vegetais com folha não passam por uma etapa de aquecimento e são conhecidos por serem contaminados mais cedo na cadeia, onde os controlos são mais difíceis de serem aplicados”, revelou à Fox News Bryan Quoc Le, cientista de alimentos.
Desta forma, a alface e outro tipo de vegetais acabam por ter um maior risco, muito devido à forma como são cultivadas e pelo facto de muitas vezes serem consumidas curas e sem qualquer tipo de calor.
Leia Também: Quatro superalimentos que podem ajudar a desentupir as artérias e não só!
"A maioria das pessoas não tem a menor ideia do que acontece com os alimentos antes de chegarem aos seus pratos", revelou Tina Marinaccio. Em relação à carne, afirma que não existe qualquer tipo de problema, desde que seja cozinhada e de que as pessoas não tenham qualquer problema relacionado com o sistema imunitário.
Tina Marinaccio revelou ainda que outro dos problemas está relacionado com a falta de lavagem correta das mãos por parte das pessoas que cozinham ou até do uso de luvas em alguns casos. “A higiene inadequada é uma das fontes mais comuns de contaminação.”
Chef revela as entradas que evita pedir quando vai a um restaurante
Quando vai a um restaurante, é normal que olhe para as entradas antes de seguir para o prato principal. Se for como o chef Brian Motyka, do Longman & Eagle, em Chicago, nos Estados Unidos, existem algumas que ficam logo de fora das suas escolhas.
Ao 'website' Eat This, Not That, revelou as entradas que evita pedir quando vai a um restaurante. Explicou que a clássica salada caprese é uma delas. Mas tudo depende da altura do ano em que está.
"Nunca peço uma entrada ou prato que se baseie em vegetais que estejam fora da estação. Quando vejo aquela salada caprese clássica no meio do inverno, evito a todo custo, assim como quando vejo aspargos com molho holandês no verão", explica.
"Os produtos têm sempre um melhor sabor quando são sazonais e locais." Aqui, Brian Motyka toca num outro ponto. Explica também que evita consumir ostras e camarão em sítios que ficam longe do mar e que não são especializados neste tipo de produtos.
"Se não consegue ver o mar ou não é um restaurante especializado em marisco fresco, evitaria este tipo de alimentos, pois existem outras opções no menu e o seu estômago vai agradecer."














