Espanha. Reaberta linha de alta velocidade em que morreram 47 pessoas

  • 17/02/2026

Os comboios de alta velocidade da empresa pública Renfe voltaram hoje a circular entre Madrid e a Andaluzia, no sul de Espanha, depois de ter sido autorizado o restabelecimento do serviço pela Adif, empresa também pública que gere as infraestruturas ferroviárias espanholas, segundo um comunicado.

 

Na mesma nota, a Renfe diz que entre Madrid e Sevilha, Cádis, Granada e Huelva "foram recuperadas as circulações habituais".

Quanto à ligação entre Madrid e Málaga reabriu hoje também, mas uma parte do percurso será feita por autocarro até ao início de março, por obras na via.

Além da Renfe, também a empresa privada Iryo confirmou hoje que retomou o serviço de alta velocidade entre Madrid e Sevilha com 14 ligações diárias (sete em cada sentido).

Durante as semanas em que as ligações de alta velocidade entre Madrid e a Andaluzia estiveram paradas, na sequência do acidente de 18 de janeiro, a Renfe acionou um transporte alternativo por autocarro que foi usado por 72.000 passageiros, segundo a empresa, que hoje agradeceu "a compreensão e a confiança" dos clientes "durante todo este período".

O acidente de 18 de janeiro, em Adamuz, Córdova, envolveu dois comboios de alta velocidade, um da Renfe e outro da Iryo.

O comboio da Renfe, que fazia a ligação entre Madrid e Huelva (no sudoeste de Espanha, perto da fronteira com o sul de Portugal) chocou com composições da Renfe que tinham descarrilado poucos segundo antes.

O primeiro relatório, ainda preliminar, da comissão independente que está a investigar o acidente apontou uma rutura de um carril, num ponto de soldadura feito há meses, como possível causa do descarrilamento.

No acidente morreram 47 pessoas e cerca de 120 ficaram feridas.

Espanha tem 15.700 quilómetros de ferrovia, a quinta rede mais extensa da Europa. Na alta velocidade, são 4.500 quilómetros, a maior rede europeia e a segunda maior do mundo, depois da China.

Leia Também: Maquinistas espanhóis desconvocam greve marcada após acidentes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940747/espanha-reaberta-linha-de-alta-velocidade-em-que-morreram-47-pessoas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes