Espanha: Português terá matado mulher e filha em 1987. Agora, há buscas

  • 02/12/2025

A Unidade Militar de Emergência (UME) e a Polícia Nacional espanhola começaram, esta terça-feira, a realizar buscas num reservatório em Ribadesella, nas Astúrias. O objetivo é encontrar os restos de mortais de uma mãe e filha desaparecidas em 1987, que se suspeita terem sido mortas por um português. 

 

Segundo o jornal 20 Minutos, suspeita-se que os restos mortais de María Trinidad Suardíaz, de 25 anos, e da sua filha Beatriz, de apenas 13 meses, estejam num dos veículos submersos no reservatório. A descoberta dos veículos, sublinhe-se, foi o que levou à reabertura do caso quase 40 anos depois do desaparecimento. 

A mulher, natural das Astúrias, foi vista pela última vez no Tribunal Provincial de León, onde compareceu para depor num julgamento contra o marido, António Maria da Silva, conhecido como "o Português". Segundo o Tribuna de León, o homem tinha sido acusado de sequestro e violência doméstica. 

O pai de María Trinidad Suardíaz ainda tentou, sem sucesso, encontrar a filha, mas só em 2002 - 15 anos após o seu desaparecimento - é que o irmão da jovem decidiu apresentar uma denúncia por pessoa desaparecida na esquadra da polícia de Gijón. Na altura, a polícia concluiu que a mulher tinha fugido com a filha de forma voluntária. 

No entanto, em 2015, a Unidade de Investigação de Crimes Violentos (UDEV) decidiu reabrir o caso devido a inconsistências nas declarações do marido. 

Um ano depois, em 2016, foram realizadas buscas na casa onde a família residia, em Matadeón de los Oteros e, em 2017, numa outra habitação am Berbes. 

Apesar das buscas, as autoridades não encontraram provas de crime em nenhuma das habitações e o caso acabou por ser arquivado pouco tempo depois.

Em outubro, o Tribunal de Instrução nº 4 de Gijón emitiu uma ordem para alocação dos recursos necessários para a continuação das buscas, após terem sido encontrados dois carros submersos. Esta pista coincide com o depoimento prestado há anos por uma vizinha, que afirmou que o marido tinha atirado os carros numa ravina após o desaparecimento da mulher e da filha.

Português foi interrogado na semana passada: "Não confirmo nem desminto"

Na passada quinta-feira, o suspeito, atualmente com 81 anos, voltou a ser interrogado pela Polícia Nacional espanhola. O homem encontra-se num lar de idosos em Zamora e as autoridades esperavam obter uma confissão, uma vez que já não iria para a prisão porque os crimes prescreveram. No entanto, tal não aconteceu.

"Não confirmo nem desminto", disse apenas aos agentes da Polícia Nacional, segundo o jornal La Sexta. E fê-lo em francês, língua do país onde viveu durante muitos anos. 

Português suspeito de matar a mulher e filha em 1987 interrogado de novo

Português suspeito de matar a mulher e filha em 1987 interrogado de novo

Um português, de 81 anos, suspeito de matar a mulher e a filha bebé, em 1987, foi novamente interrogado no âmbito do duplo homicídio, no lar de idosos onde vive, em Espanha. Às autoridades, António Silva disse apenas: "não confirmo, nem desminto".

Natacha Nunes Costa | 15:21 - 27/11/2025

Pode ver, na galeria acima, imagens das buscas realizadas esta tarde em Ribadesella.

Leia Também: Polícia impede venda de recém-nascida por três mil euros em Espanha 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2898416/portugues-tera-matado-mulher-e-filha-em-1987-agora-decorrem-buscas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes