Espanha chumba proposta do Vox sobre burcas e niqabs

  • 17/02/2026

A proposta foi 'chumbada' logo na primeira votação no plenário dos deputados, com 170 votos a favor, 177 contra e uma abstenção, não sendo por isso sequer admitida pelo parlamento.

 

Além do Vox, só o Partido Popular (PP, direita) apoiou a iniciativa, apresentada com o título de proposta de lei "para a proteção da dignidade das mulheres e a segurança cidadã no espaço público".

A deputada única da Coligação Canária absteve-se e votaram contra os outros partidos representados no parlamento, tanto de esquerda como de direita, que consideraram que a proposta tinha fundamentos e argumentos racistas, machistas e xenófobos, como a associação do islamismo à insegurança ou ter como alvo uma minoria de mulheres e um símbolo religioso.

O partido Juntos pela Catalunha (JxCat), que votou contra a proposta, disse estar alinhado com o princípio de proibir elementos como as burcas, mas criticou os termos da proposta do Vox e anunciou que levará ao parlamento espanhol uma iniciativa própria.

O Partido Socialista Espanhol (PSOE), que lidera o Governo, através da deputada Andrea Fernández, reconheceu que as burcas e os 'niqab' "partem de lógicas machistas" e manifestou disponibilidade para um debate "sério e rigoroso" sobre o tema, sem ter como base uma proposta como a do Vox, que "abre a porta ao racismo, à xenofobia e ao supremacismo".

"Não queremos para outras o que não queremos para nós", mas "misturar delinquência com islão não tem nada a ver com a dignidade das mulheres", afirmou a deputada socialista.

"Seriam elas que desapareceriam do espaço público, não são as peças de roupa [burcas e 'niqabs'] que seriam retiradas", disse Andrea Fernández, que acusou o Vox de estar a fazer deste tema "desprezível gasolina eleitoral", quando se aproximam várias eleições regionais em Espanha e o partido de extrema-direita e o PP estão em negociações para a formação de dois governos autonómicos, na Extremadura e em Aragão.

A deputada acusou o PP, o maior partido representado no parlamento espanhol, de não liderar qualquer debate e estar a ser arrastado pelo Vox.

Quanto ao PP, a deputada Ester Muñoz considerou que o texto do Vox era imperfeito, mas poderia ser melhorado durante o processo legislativo no parlamento, e considerou que a esquerda, que se reivindica mais feminista e defensora dos direitos das mulheres, tem neste caso uma postura indefensável.

"São mulheres em prisões de tecido. O véu integral é a institucionalização da invisibilidade feminina", afirmou.

Leia Também: Delegação europeia lamenta não ter sido recebida em Espanha

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940935/espanha-chumba-proposta-do-vox-sobre-burcas-e-niqabs#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes