Espanha, Bélgica, Suíça, Escócia e Áustria apuradas para o Mundial'2026
- 18/11/2025
As seleções de Espanha, Bélgica, Suíça, Escócia e Áustria carimbaram, esta terça-feira, o apuramento direto para o Campeonato do Mundo de 2026, por via da liderança garantida dos respetivos grupos, no fecho da fase de qualificação da UEFA para a prova que irá ser disputada nos Estados Unidos da América, Canadá e México, no próximo verão.
Começando pelas contas do grupo E, Espanha nem precisou de vencer a Turquia para fazer a festa, com um empate (2-2) a ficar marcado pelo golo de Deniz Gul, do FC Porto, a ditar 16 pontos para os espanhóis e 13 para os turcos, que asseguraram a vaga de playoff. No outro jogo, a Bulgária saboreou pela primeira vez o sabor da vitória, diante da Geórgia (2-1), mas nem assim deixou a última posição, com os mesmos três pontos que os geórgios.
Já no grupo J, a Bélgica goleou o Liechtenstein (7-0) e reservou o primeiro lugar, com 18 pontos, à frente do País de Gales (16), que bateu a Macedónia do Norte por 7-1. Os macedónios ficaram, assim, no terceiro posto, com 13 pontos, à frente do Cazaquistão (8) e do Liechtenstein, sem pontos somados.
Olhando para o grupo B, a Suíça empatou no Kosovo (1-1) e garantiu a liderança, com 14 pontos, mais três do que o seu adversário. Já a igualdade entre Eslovénia e Suécia (1-1) deixou os eslovenos no fecho do pódio, com quatro pontos, mais dois por comparação aos suecos.
No grupo C, a Escócia bateu a Dinamarca (4-2) num jogo de loucos e saltou para o primeiro lugar, com 13 pontos, mais dois do que a seleção de Morten Hjulmand (Sporting) e Victor Froholdt (FC Porto). Já a Grécia empatou na Bielorrússia (0-0), somando sete pontos no terceiro posto, deixando os bielorrussos no último lugar, com dois.
Por fim, no grupo H, a Áustria empatou na receção à Bósnia e Herzegovina (1-1), selando o primeiro posto, com 19 pontos, mais dois por comparação ao seu rival direto, num dia em que a Roménia goleou São Marino (7-1) e ficou no terceiro lugar, com 13 pontos. Seguiram-se Chipre, com oito, e São Marino, sem qualquer ponto somado.
Contas feitas, os segundos classificados conhecidos esta terça-feira - Turquia, País de Gales, Kosovo, Dinamarca e Bósnia Herzegovina - garantiram as vagas para o playoff de acesso ao Mundial'2026, juntando-se a outras seleções europeias como Eslováquia, Ucrânia, República da Irlanda, Polónia, Itália, Albânia e Chéquia, para além de Roménia, Irlanda do Norte, Macedónia do Norte e Suécia, por via da repescagem da Liga das Nações.
Quem já estava no Mundial?
Para além dos anfitriões Canadá, Estados Unidos da América e México, já se tinham apurado seleções dos mais diversos continentes, sendo que, na Europa, Inglaterra, França, Croácia, Portugal, Noruega, Alemanha e Países Baixos fizeram a festa ao longo dos últimos dias.
Já na América do Sul, estão garantidas as presenças de Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Uruguai e Paraguai, enquanto em África apuraram-se as seleções de Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Costa do Marfim e Senegal. Austrália e Nova Zelândia estão também no Mundial'2026, assim como as seleções asiáticas de Coreia do Sul, Irão, Japão, Jordânia, Uzbequistão, Qatar e Arábia Saudita.
Leia Também: "Portugal é candidato a conquistar o Campeonato do Mundo em 2026"
Leia Também: "Portugal sem Cristiano Ronaldo é o mesmo que ter uma pistola sem bala"













