Eslovénia pede a Pequim para usar influenciar Rússia a cessar ataques

  • 13/09/2025

As declarações de Fajon, antiga eurodeputada, surgem no âmbito da visita do seu homólogo chinês, Wang Yi, que realiza hoje uma visita à Eslovénia.

 

Num comunicado emitido após um encontro entre os dois e citado pela agência noticiosa Efe, ambos destacaram a importância do multilateralismo nas relações internacionais e o respeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas.

"Estamos perante violações sem precedentes do direito internacional, especialmente do direito internacional humanitário e dos direitos humanos. Os acontecimentos em Gaza recordam-nos isso todos os dias", apontou a responsável eslovena.

A ministra registou que é necessário um trabalho conjunto para assegurar que o multilateralismo seja a base da ordem internacional e que o direito internacional não fique "apenas no papel".

Fajon considerou que a posição se sustenta em princípios e foi defendida no Conselho de Segurança da ONU.

Por sua vez, Wang Yi apontou que a China é um membro responsável da comunidade internacional que quer promover o diálogo e negociações de paz, acrescentando que o seu país não quer estabelecer uma alternativa às estruturas existentes no mundo.

Segundo a Efe, a ministra eslovena destacou a cooperação económica entre os dois países, que se reforçou nos últimos anos, em particular em áreas como investimentos, cultura, ciência ou educação.

Wang é hoje recebido pela Presidente da Eslovénia, Natasa Pirc Musar, e pelo primeiro-ministro, Robert Golob.

No passado dia 09 de setembro, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmou, perante o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, que conta com a sua relação próxima com a Rússia para que seja possível "construir uma paz justa e duradoura" na Ucrânia.

"Não posso deixar de, em nome do Governo de Portugal, transmitir ao Sr. Presidente que contamos muito com o vosso contributo e a relação próxima que a China mantém com a Federação Russa para podermos, o mais rápido que seja possível, construir uma paz justa e duradoura na Ucrânia", afirmou Montenegro no início do encontro com Xi Jinping no primeiro dia de visita oficial à China.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 - após o desmoronamento da União Soviética - e que tem vindo a afastar-se da esfera de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

A guerra na Ucrânia já causou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, e os últimos meses foram marcados por ataques aéreos em grande escala da Rússia a cidades e infraestruturas ucranianas, ao passo que as forças de Kiev têm visado, em ofensivas com drones, alvos militares em território russo e na península da Crimeia, ilegalmente anexada por Moscovo em 2014.

Leia Também: Moscovo lança míssil e anuncia controlo de outra localidade ucraniana

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853042/eslovenia-pede-a-pequim-para-usar-influenciar-russia-a-cessar-ataques#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes