Escutas? Gouveia e Melo considera que se passou "limite do razoável"

  • 21/11/2025

"Passámos o limite do razoável das escutas. As escutas são para determinar se há um crime que está a ser cometido. Não é para esperar a ver se alguém comete um crime. Porque senão passamos de um problema de justiça para um problema de vigilância, o que seria péssimo no Estado Democrático", afirmou Henrique Gouveia e Melo no CNN Internacional Summit, em Alcobaça, onde também participaram os candidatos presidenciais António José Seguro, André Ventura e Luís Marques Mendes.

 

Para o candidato independente, a notícia das escutas ao antigo primeiro-ministro António Costa (PS) "traz um problema de confiança". "Será que é possível escutar indiretamente um primeiro-ministro sem as devidas autorizações?", acrescentou.

"Há uma certa opacidade. Há muito ruído. Mas essa opacidade faz com que se perca a confiança na justiça. E quando os portugueses perdem a confiança na justiça (...) a justiça deixa de fazer verdadeiramente o seu papel social", assumiu.

Gouveia e Melo defendeu ainda que a "justiça tem de responder a três princípios básicos": "transparência, confiança e equidade". "A justiça aplica-se a toda a gente, sem exceções, sejam de origem, de capacidade financeira, do que for", reforçou.

André Ventura defendeu que a justiça deve funcionar para o "pé de chinelo" e "para o poderoso". "Precisamos de uma reforma da justiça, não é só da justiça criminal (...) que só funcione para o 'pé de chinelo'. Temos e ter uma justiça criminal que funcione mesmo quando estão em causa interesses poderosos e pessoas poderosas", sublinhou o candidato do Chega.

Exemplificando com os casos de Jair Bolsonaro e Sarkozy, antigos governantes do Brasil e de França, respetivamente, que foram julgados rapidamente, André Ventura criticou que o primeiro-ministro José Sócrates esteja a ser julgado há dez anos.

"Claro que podemos dizer: é um Estado de Direito. Desculpem lá a expressão: que se lixe então o Estado de Direito", comentou, ao criticar que seja o primeiro-ministro a indicar ao Presidente da República a nomeação do procurador-geral da República.

Para Ventura, "não faz sentido que alguém politicamente escolhido vá investigar quem o escolheu". "Montou-se um polvo de tal maneira grande em alguns sectores da justiça e das nomeações (...) foram postas propositadamente para condicionar ou quando for preciso vir ajudar", denunciou.

Luís Marques Mendes concordou com a atuação do MP no caso das escutas de António Costa e considerou um "erro confundir este caso com a reforma geral da justiça".

"Não se deve meter tudo no mesmo saco", pois se os factos que constam no comunicado da Procuradoria-Geral da República "forem verdadeiros, não houve nenhuma falha do Ministro Público", disse.

O candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP sublinhou que "não se pode generalizar" a atuação do Ministério Público, pois tem "comportamentos corretos e comportamentos absolutamente lamentáveis", como abrir "por coisas de nada" inquéritos, que acabam arquivados, dando como mau exemplo as buscas efetuadas na TAP, dez anos depois.

"Portugal respeita o princípio da separação de poderes, é matricial na organização da nossa vida política e judicial. O que se exige é que a justiça, perante factos e notícias que surgiram ontem, venha esclarecer e em tempo útil e oportuno", observou António José Seguro.

O candidato apoiado pelo PS referiu que "numas décadas anteriores" havia conhecimento "da decisão final, quando ela transitava em julgado" e, "neste momento, há uma espécie de fatia em que a comunidade vai tendo informações e muitas das vezes essas informações não têm contraditório".

Para se manter a "confiança no sistema de justiça é indispensável que quando há fugas de informação desta natureza, imediatamente o sistema de justiça venha clarificar e esclarecer".

Leia Também: Carneiro exige "cabais esclarecimentos" do PGR sobre escutas de Costa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2892583/escutas-gouveia-e-melo-considera-que-se-passou-limite-do-razoavel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes