Escolas fechadas na sexta-feira na Guarda devido ao mau tempo
- 22/01/2026
"Na sequência de uma reunião entre diversas entidades locais, realizada hoje à tarde, e face ao previsível agravamento estado do tempo nas próximas horas, foi decidido encerrar durante o dia de amanhã, 23 de janeiro [sexta-feira], os estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e da Sé, bem como a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca e o Instituto Politécnico da Guarda", adiantou o município numa nota enviada à agência Lusa.
A decisão foi articulada num encontro entre o vice-presidente da autarquia, António Fernandes, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil, os dirigentes dos referidos estabelecimentos de ensino, da Escola Profissional da Guarda e representantes da PSP, GNR e dos bombeiros.
"Esta medida resulta da avaliação realizada às previsões meteorológicas previstas para o início da manhã de sexta-feira que apontam para queda intensa de neve a partir das 08:00. Perante este cenário poderiam não estar asseguradas as condições de segurança de regresso a casa ao final do dia, devido às prováveis complicações na circulação", justificou a Câmara da Guarda.
Segundo a autarquia, o objetivo é "salvaguardar a segurança dos alunos e das famílias" e, em simultâneo, permitir "a concentração de meios de proteção e socorro para atividades consideradas prioritárias".
A população é aconselhada a evitar deslocações desnecessárias e a contactar os números de telefone 965 920 678 ou 271 220 262 [Serviço Municipal de Proteção Civil] em caso de situação de perigo, emergência ou constrangimento.
Foi criada uma Sala de Situação, que funcionará nas instalações da Câmara Municipal, para monitorizar a evolução das condições meteorológicas e coordenar a resposta a todas as ocorrências que possam surgir durante este período.
"Esta estrutura permitirá uma articulação eficaz entre os diferentes serviços municipais, proteção civil e entidades operacionais, garantindo uma atuação rápida e adequada, particularmente ao nível da circulação rodoviária, apoio à população e segurança de pessoas e bens", acrescentou a Câmara.
O município realçou que "a colaboração de todos é fundamental para minimizar os impactos negativos destes episódios de queda de neve".
Também a Associação de Futebol da Guarda (AFG) já decidiu adiar os jogos dos escalões de formação previstos para o fim de semana por causa do agravamento das condições meteorológicas no distrito.
"A decisão foi tomada por precaução e para segurança dos agentes desportivos devido aos avisos meteorológicos da Proteção Civil acerca da tempestade que se avizinha", é referido numa publicação da AFG nas redes sociais.
O concelho e distrito da Guarda estão sob aviso laranja a partir das 21:00 hoje e até às 09:00 de sábado.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para vento forte e queda intensa de neve, inicialmente acima dos 800 metros de altitude, podendo descer a cota até aos 600 metros de altitude.
Leia Também: Mau tempo deixa escolas de Manteigas fechadas na sexta-feira













