Escola Nacional de Bombeiros inicia formação da população com 18 padres

  • 07/02/2026

"Os padres são a palavra nas comunidades, transmitem as boas práticas. Terá muito maior efeito, nesta fase, do que chamar presidentes de junta, que também hão de vir. Neste momento, estamos a plantar a árvore pela raiz", disse à agência Lusa o presidente da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Lídio Lopes, ao justificar a escolha do grupo para a primeira ação de formação, denominada "Cidadão Resiliente".

 

O cardeal Américo Aguiar, capelão dos bombeiros portugueses, é um dos formandos do curso, com a duração de 16 horas, que decorre na segunda-feira e na terça-feira, nas instalações da ENB, em Sintra.

O programa é para continuar, abrangendo autarcas e outros profissionais, que receberão uma formação geral para incêndios e outros riscos, como tempestades e inundações, decorrentes de cheias, como as que se verificam atualmente.

"Já foram feitas outras formações, mas a escola está a afinar melhor a componente de consciencialização e formação do cidadão", referiu Lídio Lopes, lembrando que a ENB já ministrava formação a empresas, entre outras, através das quais chegava aos trabalhadores.

Agora, serão constituídas turmas com 12 alunos, com foco nos meios de primeira intervenção para incêndios, como a utilização de um extintor, práticas de suporte básico de vida, noções de primeiros socorros e também de proteção civil para riscos naturais: o que fazer, durante e depois. "E também de risco misto, como a combinação de vento e de chuva", acrescentou.

"O objetivo é que o cidadão saia desta formação na condição de cidadão resiliente", sublinhou o presidente da ENB.

As ordens dos engenheiros, dos advogados, ministérios, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, professores, carpinteiros, pedreiros e outros profissionais, serão igualmente desafiados a participar nos cursos seguintes.

Haverá uma formação geral e uma hora terá uma componente específica relacionada com a profissão dos formandos, indicou Lídio Lopes.

A formação vai decorrer na ENB, mas está prevista a descentralização pelas autarquias que manifestem interesse em aderir.

"É um contributo da escola para uma cultura de segurança e para a construção de um cidadão resiliente, que pode muito melhor agir", referiu o responsável pela ENB.

Em 16 de abril será lançada uma formação online para a população em geral sobre a criação de um kit de emergência e de um plano familiar de emergência, seguindo-se outra, no mesmo formato, a 30 de abril, com recomendações sobre a forma de agir quando se registam incêndios rurais.

Está igualmente na forja uma formação para jornalistas.

Leia Também: Quartel dos bombeiros de Pedrógão Grande com prejuízos de 720 mil euros

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934635/escola-nacional-de-bombeiros-inicia-formacao-da-populacao-com-18-padres#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes