Erro no ecrã gigante do Dragão dita multa para o FC Porto
- 20/12/2025
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol divulgou, esta sexta-feira, o mapa de castigos dos jogos referentes às passadas jornadas das I e II Ligas, com destaque para uma multa algo insólita no triunfo do FC Porto frente ao Estrela da Amadora (3-1), na passada segunda-feira.
Numa partida que não contou com penalizações por mau comportamento do público, bastou um erro no ecrã gigante do Estádio do Dragão para originar uma peculiar sanção de 1.020 euros. Tudo isto porque, conforme descrito no relatório do delegado do jogo, "não figurava o logotipo da Liga Portugal Betlic", aquando da passagem do tempo e do resultado do embate entre dragões e tricolore.
Para além disso, entre as habituais multas motivadas por cartões amarelos, destaque para o jogo de suspensão atribuído a Jan Bednarek, central polaco do FC Porto, que viu o seu quinto cartão amarelo no campeonato, com uma penalização de 131 euros.
Já do lado do Estrela da Amadora, Otávio Fernandes e Renan Ribeiro receberam o segundo amarelo cada na I Liga, com 43 euros de multa, enquanto Jovane Cabral e Luan Patrick Wiedthauper foram penalizados em 57 euros, pela admoestação da terceira cartolina amarela para cada um. Por fim, o quarto amarelo exibido a Bernardo Schappo ditou uma sanção de 71 euros.
Multas não ficaram por aí...
O Estrela da Amadora voltou a ser castigado por 'culpa' de João Nuno, sucessor de José Faria no cargo de treinador principal, pese embora surja na ficha de jogo como técnico adjunto, ao passo que Luís Silva, precisamente o seu adjunto, é nomeado como timoneiro principal, por força das qualificações mais avançadas no curso de treinador.
"O agente desportivo João Nuno Rodrigues Carromeu, inscrito na ficha de jogo com a função de treinador adjunto da equipa B, esteve durante longos períodos em pé a dar instruções à sua equipa. Apesar de ser informação reiteradamente comunicada aos Delegados ao Jogo do Estrela Amadora, o agente desportivo João Nuno Rodrigues Carromeu, inscrito na ficha de jogo com função de Treinador Adjunto, esteve, durante longos períodos, em pé, a dar instruções à sua equipa durante todo o jogo. Mais se informa que o referido agente foi alternando a posição relatada com a do treinador principal", pode ler-se no comunicado.
A multa fixou-se nos 1.964 euros, sendo que os respetivos treinadores têm ainda sinalizadas uma sanção de 561 euros cada, algo que também levou a SAD do Estrela da Amadora a tomar uma posição perante o Conselho de Disciplina, ainda que sem efeitos quanto à anulação da decisão.
"No que respeita ao agente desportivo João Nuno Rodrigues Carromeu, a CFEA Club Football Estrela, SAD não contesta que o mesmo se tenha encontrado, em determinados momentos, de pé na zona técnica. Todavia, tal conduta resultou exclusivamente das exigências próprias do jogo em causa, o qual apresentou um elevado grau de dificuldade e decorreu em circunstâncias excecionais, impondo uma intervenção técnica mais ativa. A permanência em pé assumiu caráter meramente funcional, enquadrada no apoio ao treinador principal e no normal exercício das funções técnicas que lhe estavam atribuídas, não tendo existido qualquer intenção de desrespeitar orientações transmitidas pelos Delegados ao Jogo, nem de violar normas regulamentares aplicáveis. De tal atuação não resultou qualquer perturbação do regular decurso do encontro. Aceita-se, assim, a descrição factual constante do relatório, devendo, contudo, ser reconhecido que a atuação em causa ocorreu no estrito exercício das funções técnicas, não consubstanciando qualquer infração disciplinar relevante", afirmaram os tricolores.














