Envie isto àquela tia... 6 coisas que nunca deve dizer à mesa no Natal
- 23/12/2025
Em ocasiões como o Natal, em que a família reúne-se toda a mesa, surgem diversos temas de conversa, sendo que alguns deles poderão levar a discussões ou momentos mais tensos.
A pensar nisto, especialistas em etiqueta revelaram ao website de Martha Stewart os seis tópicos de conversa proibidos à mesa.
1. Perguntas sobre peso ou dieta
Se reparou que alguém engordou ou emagreceu desde a última vez que o viu, evite comentar isso, mesmo sendo um comentário positivo, realça Nick Leighton do podcast Were You Raised By Wolves.
Da mesma forma, também não se deve reparar na quantidade de comida que alguém coloca no prato.
Em vez disso, a organizadora de eventos Tabitha Roberts recomenda a direcionar-se a conversa para novas receitas ou restaurantes que os convidados experimentaram recentemente.
2. Perguntas sobre relacionamentos amorosos
Por mais que esteja curioso que esteja relativamente à vida amorosa de um sobrinho ou sobrinha, evite fazer perguntas sobre o assunto.
"Para os mais jovens, esta não é altura de falar sobre relacionamentos, opções de namoro ou mesmo os amigos que se estão a casar", nota Roberts.
"A menos que eles toquem no assunto, analisar a vida amorosa de alguém geralmente é desconfortável e pode parecer insensível", completa.
3. Debates políticos acalorados
As festas de final de ano, como o Natal, pode ser a única altura do ano em que se encontra com familiares que têm opiniões políticas diferentes.
Evite ao máximo entrar em debates e discussões políticas, ainda mais tendo em conta o momento que se vive atualmente.
4. Questões sobre a universidade ou carreira
Para quem tem filhos adolescentes ou jovens universitários à mesa do jantar, esse não é o momento certo para questionar sobre os planos para o futuro.
Isto implica questões sobre possíveis empregos após a conclusão da licenciatura ou outras decisões sobre a universidade. Deixe-os aproveitar à vontade os momentos de férias escolares. Já basta a pressão do resto do ano.
5. Perguntar porque é que alguém não bebe
Há vários motivos que podem levar alguém a escolher não consumir álcool. Se estas pessoas se sentirem à vontade para falar sobre o assunto, fá-lo-ão sozinhas, sem questões impertinentes.
6. Questões sobre gravidez ou filhos
"Para quando os filhos?" faz parte da listas de perguntas proibidas a fazer-se a um casal.
Abordar este tema de forma leviana pode ser ofensiva para alguém, uma vez que poderá trazer à tona temas difíceis como perda gestacional.
E quando alguém disse algo inapropriado?
Se alguém mencionar um assunto delicado ou fazer um comentário ofensivo, Leighton recomenda que avalie a situação e perceba se vale a pena ou não responder.
"Algumas coisas devem ser abordadas imediatamente e não devem passar despercebidas, enquanto outras podem simplesmente ser ignoradas", afirma.
Uma das técnicas que pode usar é mudar o foco para um outro tema que sabe que a outra pessoa vai adorar, como férias, hobbies, etc.














