Encontradas quase 900 contas ligadas ao regime nazi no Credit Suisse

  • 03/02/2026

Uma extensa investigação ao Credit Suisse revelou 890 contas no banco possivelmente ligadas ao regime nazi, que teriam facilitado os esforços de guerra de Adolf Hitler. A revelação foi feita pelo senador norte-americano do Iowa Chuck Grassley antes de uma sessão, marcada para esta terça-feira, num comité judiciário sobre o financiamento do Holocausto pelos bancos.

 

A descoberta inclui contas da época da Segunda Guerra Mundial do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, de uma empresa alemã de fabricação de armamento, da Cruz Vermelha alemã, e da dependência económica das SS (a organização paramilitar do regime de Hitler), acrescentou o parlamentar, que preside a comissão e acompanha a investigação sobre o Credit Suisse há anos, conta a Reuters.

O UBS, que adquiriu o Credit Suisse numa compra de emergência em 2023, afirmou no ano passado que estava a trabalhar com o ex-procurador norte-americano Neil Barofsky para clarificar quais as contas ligadas ao nazismo eram ainda mantidas pelo antigo concorrente.

O procurador Neil Barofsky, deverá apresentar as suas conclusões preliminares nesta audiência. Já o senador Grassley revelou ainda, numa nota prévia, que recebeu dois relatórios com provas de que as ligações bancárias do Credit Suisse com as SS eram mais extensas do que se sabia.

"A investigação em curso visa garantir que nenhuma outra prova seja escondida", disse Grassley, acrescentando: "As contas foram usadas por indivíduos ou entidades que participaram ou auxiliaram os esforços de guerra nazis".

Alguns dos documentos analisados mais recentemente estavam marcados com o carimbo "Lista Negra Americana" (listagem dos Aliados com entidades que faziam negócios com as potências do Eixo) e sugeriam uma ocultação deliberada de décadas de trocas comerciais.

Notícias ao Minuto Exemplo de um carimbo da Lista Negra Americana© Reprodução/ Chuck Grassley

Tanto o UBS, quanto o Credit Suisse, lamentaram "o período negro", num comunicado prévio ao seu depoimento perante o Comité Judiciário do Senado, onde recordaram ainda ter chegado a um acordo global em 1999, que pôs fim às reivindicações e encerrou a controvérsia, caracterizando a investigação atual como uma iniciativa voluntária.

Após assumir o controlo do Credit Suisse, o UBS comprometeu-se a retomar integralmente a investigação e a facilitar a revisão conduzida por Barofsky, tendo tomado, segundo o banco, medidas extensivas para apoiar esse processo.

Não resulta claro, no entanto, se as novas descobertas levarão à reabertura do acordo firmado há mais de 20 anos.

O Senado americano está também a pressionar para que seja criado um repositório público para investigadores, já que examinar completamente os registos poderia demorar décadas.

Entre alguns dos meios para a investigação está também o presidente argentino, Javier Milei, que permitiu a abertura dos arquivos do seu país para revelar as "rotas de fuga" que os nazis usavam para escapar para a América Latina após a Segunda Guerra Mundial.

"O Credit Suisse alugou um prédio na Suíça que o governo argentino utilizava para realizar operações de rotas de fuga", explicou Grassley.

A investigação deverá ser concluída no início do verão, após a revisão de arquivos que cobrem décadas de operações bancárias, e o relatório final apresentado no fim do ano. 

Leia Também: Alemanha leva oito jovens alegadamente "separatistas" neonazis a tribunal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2932046/encontradas-quase-900-contas-ligadas-ao-regime-nazi-no-credit-suisse#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes