EN222 reaberta ao trânsito entre Foz Côa e Almendra
- 03/02/2026
Segundo o autarca de Foz Côa, Pedro Duarte, este corte foi feito ao início da manhã por motivos de segurança rodoviária, visto que havia várias derrocadas de pedras e terra no troço entre a sede de concelho e a freguesia de Almendra, agora reaberto ao trânsito de forma condicionada.
"Prevemos que os trabalhos de limpeza estejam concluídos antes do início da noite, sendo uma zona xistosa que devido à acumulação de água das chuva pode provocar derrocadas, mas as autoridades policiais estão no terreno a orientar o trânsito, que se faz de forma alternada", explicou.
Vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar a partir de hoje sob avisos devido ao vento, chuva, agitação marítima e queda de neve devido a uma nova depressão, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental irá começar a sentir os efeitos da depressão Leonardo "inicialmente com a aproximação ao Baixo Alentejo e Algarve de um sistema frontal a ela associado, a partir do final da tarde" de hoje, "com precipitação persistente e por vezes forte e rajadas de vento que podem atingir 75 quilómetros/hora no litoral a sul do Cabo Mondego e 95 quilómetros/hora nas terras altas".
O sistema frontal irá estender-se gradualmente às outras regiões do continente durante quarta-feira, prevendo-se que "o período com valores acumulados de precipitação mais elevados e vento mais intenso seja na noite" de quarta para quinta-feira.
Para os próximos dias está previsto vento forte e agitação marítima, sendo o mau tempo agravado pela depressão Leonardo, segundo a adjunta de operações da ANEPC.
A adjunta de operações do comando nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Daniela Fraga, alertou na segunda-feira para a ocorrência de inundações em zonas urbanas, de cheias e instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos, derrocadas, entre outras consequências.
Ainda dentro dos efeitos expectáveis da depressão, está o piso escorregadio, possíveis acidentes na orla costeira e arrastamento para vias rodoviárias de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis.
Leia Também: Há 75 vias condicionadas devido ao mau tempo em Santarém. Saiba quais são













