Empresas dos EUA processadas por exportarem tecnologia para armas russas

  • 10/12/2025

A ação judicial, apresentada pelo advogado norte-americano Mikal Watts numa conferência de imprensa em Washington, alega que vários sistemas de armas russos recuperados na Ucrânia continham 'chips', processadores e outras tecnologias fabricadas por empresas dos Estados Unidos (EUA), apesar das sanções e restrições impostas à Rússia.

 

Entre as empresas acusadas estão a Texas Instruments, a AMD, a Intel e a Mouser Electronics.

No seguimento de uma investigação na Ucrânia, verificou-se que a tecnologia norte-americana, presente em drones e mísseis como o Kh-101 ou o Iskander-M, tinha sido utilizada em cinco ataques diferentes desde 22 de março de 2023 contra escolas, apartamentos, hospitais e parques infantis ucranianos, provocando várias vítimas.

De acordo com o advogado, esses 'chips' teriam chegado à indústria militar russa através de redes de intermediários e empresas de fachada que operam noutros países, como o Irão ou a China, de modo a contornar os controlos de exportação algo que, segundo os proponentes, têm-no feito há 35 anos em diferentes conflitos.

"Não fazem qualquer esforço para restringir a distribuição destes 'chips'", acrescentou o advogado.

Os queixosos alegaram que Washington não tomou medidas suficientes para impedir o desvio da sua tecnologia para usos ilícitos e que estas empresas estavam "plenamente conscientes" do paradeiro dos seus componentes.

A denúncia surge no meio das negociações de paz para a guerra na Ucrânia impulsionadas pela administração do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Kiev e Moscovo estão a negociar com Washington um projeto de plano de paz, mas o texto continua em disputa e não há acordo fechado, em grande parte devido às exigências territoriais da Rússia e à recusa ucraniana em ceder o território ocupado.

"Todos os ucranianos com quem falei consideram este plano um sacrilégio", afirmou Watts, insistindo que acabar com esta venda de 'chips' significaria pôr fim à guerra.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

A ofensiva militar russa no território ucraniano mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Militar britânico morre na Ucrânia aos 28 anos. Quem era George Hooley?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902562/empresas-dos-eua-processadas-por-exportarem-tecnologia-para-armas-russas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes