Empresas cumprem CGS mas há espaço para melhorar, diz relatório do IPCG

  • 09/12/2025

O Relatório Anual de Monitorização do CGS - criado em janeiro de 2018 e revisto em 2023 pelo Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) - indica que 95% das 60 recomendações, desdobradas em 84 subrecomendações, foram já adotadas pelas 15 empresas que integram o PSI, o principal índice da Euronext Lisboa.

 

Essa percentagem de acolhimento desce para 87% no universo das 35 empresas monitorizadas em 2024, ano a que se refere o relatório elaborado pela Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização, responsável por acompanhar a aplicação do CGS.

Em relação à edição do ano anterior, mantém-se inalterada a percentagem de acolhimento relativa à totalidade das empresas consideradas (87%) e regista-se uma subida de um ponto percentual entre as empresas que integram o PSI (de 94% para 95%).

Entre as determinações do CGS mais acolhidas pelas empresas, destacam-se as áreas de risco, controlo interno e fiscalização. Nas empresas do índice PSI, a identificação, monitorização e mitigação de riscos, assim como a independência do revisor oficial de contas, atingiram taxas de acolhimento próximas ou iguais a 100%, de acordo com o relatório.

A informação sobre a utilização de mecanismos de inteligência artificial na tomada de decisões é uma das recomendações cuja adoção mais cresceu, subindo para 89% no universo total de empresas e atingindo 100% nas empresas do PSI.

A designação de um coordenador dos administradores independentes, reforçando o equilíbrio dos conselhos de administração, passou de 50% para 61% no universo global e de 82% para 91% nas empresas do PSI, registando outra das evoluções mais expressivas desta edição.

Entre as recomendações menos acolhidas pelas empresas, situando-se entre os 46% e os 66% no caso das empresas do PSI, estão normas como a constituição de comissões especializadas de governo societário, a inclusão de um número mínimo de administradores independentes, o diferimento da remuneração variável dos administradores executivos e a participação não presencial dos acionistas em assembleias gerais.

Conclui-se, assim, que matérias relacionadas com a independência dos membros dos órgãos sociais, a participação dos acionistas em assembleia geral, a existência de comissões especializadas e a qualificação dos processos de nomeação continuam a exigir maiores avanços.

Tal como na edição anterior do relatório, o nível de recomendações mais acolhidas (com uma sobreposição de sete recomendações de um total de dez) e menos acolhidas (com uma sobreposição de oito de um total de dez) encontra-se estabilizado.

O relatório relativo a 2024 avaliou 35 empresas, incluindo as quinze empresas que integravam o índice PSI, assim como três empresas não cotadas, uma das quais pela primeira vez.

Elaborado pelo Instituto Português de Corporate Governance, o CGS constitui "um instrumento de promoção de boas práticas de governo societário" entre as empresas nacionais.

Leia Também: Código de Governo das Sociedades do IPCG vai ser "revisto" em 2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2901374/empresas-cumprem-cgs-mas-ha-espaco-para-melhorar-diz-relatorio-do-ipcg#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes