Empresário diz que financiamento de 1,5 mil milhões foi para comprar terrenos

  • 18/02/2026

"O financiamento era para comprar o ativo. E talvez vedar o ativo e fazer alguma coisa relacionada com isso. O investimento [no desenvolvimento do terreno] teria de ser feito por mim", assegurou Eugénio Neto, de 67 anos, ouvido como testemunha no julgamento do processo BESA, em Lisboa.

 

Segundo o gestor de empresas, o seu objetivo seria angariar terceiros para fazerem esse investimento, o que, reconheceu, nunca aconteceu.

"Os investidores chegavam, mas havia uma morosidade muito grande na legalização desses ativos nos ministérios", lamentou Eugénio Neto, frisando que, ultrapassado o período de um, dois ou três anos para o investimento, o BESA lhe começava a exigir o pagamento dos juros devidos pelo financiamento.

Embora os negócios remontem a 2009, 2010 e 2011, a dívida que se foi acumulando só terá sido resolvida em 2017 ou 2018, com a celebração entre o empresário e o Banco Económico, sucessor do BESA, de um acordo de dação em pagamento com entrega de ativos, precisou a testemunha.

De acordo com a acusação do Ministério Público, a maioria dos 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,3 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) emprestado a sociedades detidas por Eugénio Neto não tiveram finalidades produtivas.

Os ex-presidentes do BES, Ricardo Salgado, e do BESA, Álvaro Sobrinho, são dois dos cinco arguidos que estão a ser julgados no processo, que incide, sobretudo, sobre o alegado desvio de fundos entre 2007 e 2012 de financiamentos do BES ao BESA em linhas de crédito do Mercado Monetário Internacional e em descoberto bancário.

Em geral, os arguidos respondem por abuso de confiança, branqueamento e burla e negam a prática dos crimes.

O julgamento decorre desde 05 de maio de 2025, no Tribunal Central Criminal de Lisboa.

O BES faliu no verão de 2014 e o BESA foi liquidado em outubro seguinte.

Leia Também: Creche de Carnide alvo de denúncias de maus-tratos está "para alugar"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2941234/empresario-diz-que-financiamento-de-1-5-mil-milhoes-foi-para-comprar-terrenos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes