Emmanuel Macron insiste em "melhorar" acordo UE-Mercosul

  • 03/07/2025

O presidente francês, Emmanuel Macron, insistiu hoje em "melhorar" o acordo da União Europeia (UE) com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), com a inclusão de cláusulas de salvaguarda, o que permitiria reverter a rejeição francesa.

 

"Opomo-nos a este acordo", reiterou Macron em declarações à imprensa durante uma visita à localidade rural de Roquefort sur Soulzon, em Aveyron (sul da França), embora também tenha admitido que, ao mesmo tempo, luta "para melhorá-lo".

Macron explicou que a França trabalha nesta questão com parceiros da UE, como a Itália, a Polónia, a Bélgica, a Roménia e outros países "que têm os mesmos problemas".

"É um acordo bom para muitos setores, mas não podemos sacrificar o setor agrícola", acrescentou.

Por essa razão, o Presidente francês indicou que estes países procuram a inclusão de cláusulas de salvaguarda para que possam "dizer basta" no caso de ocorrer uma desestabilização de algum dos mercados.

"Este é o tipo de cláusula que usámos há alguns anos com a Ucrânia, por exemplo. Funcionou bem, e é isso que queremos", referiu.

Para Macron, "trata-se de concluir este acordo, tal como promovido desde o início, para que possa abordar as preocupações legítimas" que têm em vários setores agrícola.

O chefe de Estado francês acrescentou que já existiram "os primeiros contactos com os argentinos e os brasileiros para lhes explicar isto", quando o ministro do Comércio francês, Laurent Saint-Martin, esteve na Argentina e no Brasil na semana passada.

Em contrapartida, Macron advertiu claramente que "se o acordo se mantiver como está", a França irá opor-se e tentar "ter uma minoria de bloqueio para que não entre em vigor".

No início de junho, durante uma conferência de imprensa em Paris, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu que o acordo que envolve 31 países não pretende "prejudicar os produtores franceses", acusando a França de "falta de sensibilidade".

Segundo o líder brasileiro, o Parlamento Europeu deverá aprovar o acordo, porém o acordo entre a UE e o bloco Mercosul, com presidência brasileira até dezembro, "tem de ser coletivo", não é apenas "um acordo unilateral entre a França e o Brasil".

O acordo com o bloco que integra Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai deve permitir à UE exportar mais automóveis, máquinas e bebidas espirituosas, em troca da entrada de carne, açúcar, arroz, mel ou soja sul-americanos, sendo apoiado por países como a Alemanha e Espanha, mas contestado por vários países europeus.

Leia Também: Macron quer acordo comercial UE-EUA rápido e com tarifas baixas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2816239/emmanuel-macron-insiste-em-melhorar-acordo-ue-mercosul


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes