Embalado pelo dérbi, Sporting vence em Guimarães e dispara no trono
- 11/01/2026
Um dia após o triunfo no dérbi frente ao Benfica (3-1), o Sporting voltou a sorrir no campeonato nacional de voleibol, este domingo, na vitoriosa deslocação até Guimarães, diante do Vitória SC (0-3), disparando na liderança da prova, agora com mais quatro pontos do que as águias.
O primeiros set (17-25) foi mesmo o mais tranquilo para os leões, de tal forma que os minhotos não chegaram a estar na frente do marcador por nenhuma ocasião, até que veio um segundo parcial bem mais renhido, decidindo-se apenas na barreira dos 30 pontos, com um 28-30 favorável aos campeões nacionais.
O terceiro set (20-25), esse, voltou a sorrir ao Sporting, pese embora tenha visto o Vitória SC arrancar o parcial com três pontos de rajada, insuficientes, ainda assim, para lutar por algo mais na partida disputada no berço da nação portuguesa.
#VoleibolSCP | ⏹️ Dupla jornada, dupla vitória dos Campeões Nacionais Os Leões vencem em Guimarães na 13.ª jornada da Liga Una Seguros 🦁
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) January 11, 2026
Parciais: 17-25, 28-30 e 20-25.
️ 0-3 ️ // #VSCSCP pic.twitter.com/lH17bYdK04
Assim está a classificação
Com 13 vitórias e uma derrota, o Sporting segue firme na liderança do campeonato português de voleibol, com 40 pontos, mais quatro por comparação aos 36 do rival Benfica, que viu o seu hexacampeonato ser impedido precisamente pelos leões, na passada temporada.
A fechar o pódio, encontra-se a Académica de São Mamede, com 26 pontos (menos um jogo), seguindo-se o Vitória SC, com 23, bem como o Leixões, com 22 (menos um jogo), no top5. Académica de Espinho, Sporting de Espinho e Ala Nun'Álvares estão também em zona de apuramento para a fase de campeão, contrariamente a CA Madalena, Castêlo da Maia, Clube K e GC Santo Tirso, em zona de luta pela manutenção na elite do voleibol masculino português.
Na 15.ª ronda, agendada para o próximo fim de semana, o Sporting desloca-se ao reduto do último classificado, o GC Santo Tirso, em duelo agendado para as 16 horas (horário de Portugal Continental) de sábado, uma hora antes da receção do Benfica ao Sporting de Espinho, no Pavilhão da Luz - à mesma hora que o duelo entre Clube K e Castêlo da Maia no encerramento da jornada.
Antes de tudo isso, a partir das 15 horas, o Vitória SC recebe a Académica de Espinho em Guimarães, a Académica de São Mamede mede forças com o Ala Nun'Álvares e o Leixões desloca-se ao pavilhão do CA Madalena.
Recorde-se que faltam oito jornadas para o encerramento da fase regular do campeonato nacional de voleibol, antes da frenética aventura nos playoffs entre os primeiros oito classificados, algo que só será disputado a partir do próximo mês de março.














