Em funeral, família real espanhola reage a trágico acidente com comboios
- 19/01/2026
O rei Felipe VI e a rainha Letizia estavam em Atenas com as filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia, quando ocorreu o trágico acidente em Espanha que envolveu dois comboios, em Adamuz.
A família real tinha viajado para a capital grega para marcar presença no funeral da irmã da rainha Sofía de Espanha, a princesa Irene, e foram confrontados pelos jornalistas sobre o trágico acidente que provocou dezenas de mortos e feridos.
"Queríamos transmitir desde Atenas, neste momento em que estamos, como sabem, no funeral de um familiar, a princesa Irene, a nossa consternação e a nossa preocupação pelo terrível acidente que aconteceu em Adamuz, dos comboios que sofreram este acidente e com tantas vítimas", começou por dizer o rei Felipe.
Na altura, o rei comentou ainda o facto de os esforços de resgate ainda não estarem terminados e disse que estava em comunicação com o Governo para se manter a par dos detalhes, desde que aconteceu o acidente, como é possível ouvir num vídeo que a Hola! gravou quando Felipe VI estava a responder às perguntas dos jornalistas no funeral da tia.
Filipe VI de Espanha acrescentou também que, assim que possível, a família real iria regressar "para estarem presentes e, possivelmente, preparar alguma presença" na zona do acidente. Antes de a rainha Letizia partilhar algumas palavras, o rei mostrou-se "preocupado com todas as vítimas" e que "entendia o desespero dos familiares".
Por sua vez, a rainha Letizia destacou que "a prioridade agora é acompanhar, ajudar e assistir todas as pessoas que foram afetadas por estre acidente brutal".
A mensagem do ator Antonio Banderas sobre acidente em Espanha
Nas redes sociais também já houve quem se manifestasse sobre este trágico acidente, entre eles caras conhecidas como o ator Antonio Banderas.
Numa publicação que fez na sua página de Instagram, escreveu: "Desolado com o terrível acidente ferroviário que ocorreu ontem em Adamuz. O meu coração está com todos os afetados e os familiares das vítimas neste momento difícil."
Pelo menos 39 mortos em colisão de comboios em Espanha: O que se sabe
De recordar que foi ao final da tarde de domingo que pelo menos 39 pessoas morreram e dezenas de pessoas ficam feridas após um descarrilamento de dois comboios de alta velocidade, no município espanhol de Adamuz, em Córdoba, Espanha. As causas deste acidentes, para já, são desconhecidas. Mas está a decorrer uma investigação.
Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou ao Rei de Espanha "o seu pesar pelas consequências trágicas do descarrilamento de dois comboios de alta velocidade no município espanhol de Adamuz, em Córdoba, que causou a morte de múltiplos passageiros e dezenas de feridos".
Também o presidente francês, Emmanuel Macron, enviou as suas condolências às vítimas do acidente ferroviário, classificando-o como "uma tragédia" e prometendo o apoio da França a Espanha.














