Em ebulição e sem Cristiano Ronaldo, Al Nassr cumpre e pressiona Al Hilal
- 02/02/2026
O Al Nassr recebeu e venceu, esta segunda-feira, Al Riyadh (1-0), em jogo da 20.ª jornada da Liga da Arábia Saudita, numa altura em que está instalada uma crise no clube de Cristiano Ronaldo. O craque português de 40 anos nem integrou a lista de convocados por estar em litígio com os responsáveis que gerem o Fundo de Investimento Público e recusou entrar em campo numa clara ação de protesto.
À margem de tudo isto, o Al Nassr conseguiu somar a quinta vitória consecutiva no campeonato e subir, de forma provisória, à liderança, com João Félix em plano de destaque.
Sem CR7, Marcelo Brozovic ou Kingsley Coman, foi Félix quem conseguiu ajudar o Al Nassr a chegar ao golo, ainda na primeira parte. Aos 40 minutos, o internacional português sacou de um passe picado e deixou Sadio Mané na cara do golo. O senegalês não perdoou e colocou o Al Nassr em vantagem.
Na segunda parte, o conjunto de Jorge Jesus tentou chegar ao segundo golo, mas foi esbarrando na resistência do Al Riyadh, liderada pelo também português Tozé, que já vestiu camisola de FC Porto B e Vitória SC.
A vitória tangencial acabaria mesmo por se manter até final e o Al Nassr cumpriu dentro de campo apesar da confusão instalada fora das quatro linhas.
Feitas as contas, o Al Nassr chega aos 46 pontos e sobe ao primeiro lugar à condição, ficando à espera do desfecho da partida entre Al Hilal e Al Ahli, agendada para esta tarde.
Por seu turno, o Al Riyadh eleva para 14 os jogos consecutivos sem conhecer o doce sabor da vitória - o último triunfo remonta a outubro passado, mas continua no 15.º posto, acima da linha de água, com 12 pontos.
Na próxima jornada, refira-se, o Al Nassr vai ter um importante duelo com o Al Ittihad, de Jorge Jesus, agendado para sexta-feira.
O que está na origem do protesto de Cristiano Ronaldo?
Em pleno último dia de mercado, Cristiano Ronaldo deu um 'murro na mesa', recusando jogar pelo Al Nassr por considerar que o clube está a ser alvo de um tratamento desigual por parte do Fundo de Investimento Público.
Cristiano Ronaldo aponta, sobretudo, para o que acontece com o rival Al Hilal, Al Hilal, que já contratou, neste mercado de inverno, Pablo Marí, Sultan Mandash, Murad Al-Hawsawi e Kader Meité. Isto, claro está, numa altura em que ambos os clubes lutam pelo título de campeão saudita.
A eventual transferência de Karim Benzema do Al Ittihad para o Al Hilal terá sido a 'gota de água' para CR7, que acredita que o FIP está, assim, a favorecer o rival do Al Nassr.
Esta não é, no entanto, uma questão apenas desportiva, uma vez que o próprio ministério da Arábia Saudita já entrou em cena e bloqueou, para já, este negócio que envolve Al Ittihad e Al Hilal, de acordo com as informações divulgadas pelo jornalista Sacha Tavolieri.
🇸🇦 Things are getting complicated for Benzema at Al Hilal… The ministry has put the deal on hold, under pressure from Ronaldo.
— Sacha Tavolieri (@sachatavolieri) February 2, 2026
🇵🇹 Upset that the PIF is unwilling to grant Al Nassr an additional transfer budget, (for now) temporary non-approval is on (which could become… pic.twitter.com/BYV2gcXVM5
Jorge Jesus também poderá estar de saída
Ao mesmo tempo, esta crise de mercado parece estar a deixar Jorge Jesus insatisfeito. O experiente treinador português de 71 anos estava habituado a ter outro tipo de poderio no Al Hilal e a sua estadia no Al Nassr poderá mesmo ter os dias contados.
O jornal Al-Riyadiyah escreve que Jorge Jesus dificilmente renovará o contrato, estando particularmente descontente com a falta de reforços neste mercado de inverno.














