Em cadeira de rodas, Markl lamenta falta de acessibilidade. "Um inferno"

  • 19/01/2026

Nuno Markl, de 54 anos, passou o último fim de semana em casa depois de uma longa temporada de internamento no hospital na sequência de ter sofrido dois AVC's.

 

Ainda em recuperação e em regime de internamento hospitalar, o humorista, guionista e radialista de 54 anos teve autorização da equipa médica para ir votar nas eleições presidenciais.

Esta primeira saída do hospital naquela que é para já a sua nova realidade, deslocando-se através de cadeira de rodas, permitiu a Markl deparar-se com a dura realidade da falta de acessibilidade para quem se movimenta com algum tipo de condicionamento.

Nuno Markl deparou-se com as ruas pouco ou nada preparadas para quem se desloca em cadeira de rodas, como é agora o seu caso. 

"A escola onde votei tinha rampas; mas todo o passeio em redor era um inferno com uma cadeira de rodas. Agora percebo com clareza o quanto este país se está nas tintas para a acessibilidade", lamentou.

Notícias ao Minuto
© Reprodução Instagram - Nuno Markl  

"Não consegui entrar na minha sala de voto e tive de votar cá fora"

Às suas palavras, Markl juntou um vídeo do criador de conteúdo digital e empreendedor Nuno de Carvalho Mata. Nuno ficou tetraplégico em 2012 ao executar uma pega enquanto forcado na praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

"Tive que votar na rua", é assim que dá início a um vídeo onde lamenta que, "ano após ano", esta seja a sua realidade devido à falta de acessibilidades da escola onde vota. 

"Infelizmente, mais uma vez, não consegui entrar na minha sala de voto e tive de votar cá fora. Devido à letra do meu nome calho sempre na mesma sala, sala essa com degrau. Resultado, não consigo aceder ao interior e voto na rua.

No ano passado, quem trouxe a urna cá fora disse que tinha de me ver votar, com receio de que fosse a Carina a fazê-lo por mim, porque é ela quem coloca o adaptador de escrita. Vejam as circunstâncias em que tenho de votar. Desta vez sugeriram que votasse em cima da urna, com uma pessoa a segurá-la. Eu disse que não, quero exercer o meu direito ao voto secreto, como qualquer cidadão.

Será assim tão difícil prever estas situações e encaminhar as pessoas com mobilidade reduzida para salas acessíveis, ou fazer previamente um levantamento e atribuir essas pessoas a uma sala com rampas e portas adequadas. É só pensar um bocadinho e organizar, para que quem usa cadeira de rodas possa votar dentro da sala, com dignidade e privacidade. Simples.

Podem, por favor, começar a resolver isto, para que ninguém tenha de passar por este desconforto e esta falta de respeito.

Aguenta a guinada", pode ainda ler-se no testemunho de Nuno de Carvalho Mata.

Eis abaixo a publicação completa:

Nuno Markl mostra regresso a casa (por pouco tempo). A onda de carinho

Nuno Markl mostra regresso a casa (por pouco tempo). A onda de carinho

O radialista Nuno Markl regressou a casa - ainda que por pouco tempo. Na sua página de Instagram publicou uma fotografia em que aparece junto dos patudos e recebeu uma onda de carinho.

Notícias ao Minuto | 06:46 - 19/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/fama/2922101/em-cadeira-de-rodas-markl-lamenta-falta-de-acessibilidade-um-inferno#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes