Elon Musk recupera plano de remuneração milionário na Tesla

  • 20/12/2025

Este plano foi aprovado pela primeira vez em 2018 pelos acionistas da Tesla.

 

Segundo uma decisão de cinquenta páginas, com data de hoje e tornada pública, os juízes da Suprema Corte deste estado do Leste dos Estados Unidos decidiram a favor de Elon Musk e "revogaram a anulação" deste plano, de 2024.

A 31 de janeiro de 2024, a juíza Kathaleen McCormick tinha dado razão a Richard Tornetta, um acionista do construtor automóvel que acusava Elon Musk, a Tesla e alguns membros do conselho de administração da empresa de terem autorizado indevidamente "o maior plano de remuneração alguma vez atribuído a um dirigente" de uma empresa.

Este plano previa atribuir a Musk ações da Tesla em função do alcance de vários objetivos ao longo de dez anos. Estimava-se, aquando da sua aprovação, que o seu valor seria de 56 mil milhões de dólares.

 A juíza considerou que os acionistas tinham recebido informações "erradas" e "enganosas" sobre o conselho de administração e o comité de remuneração - vários dos seus membros eram próximos do bilionário há 15 e 20 anos - antes da assembleia-geral de 2018, durante a qual o plano de remuneração foi aprovado.

Na sequência desta decisão, e sem esconder o seu descontentamento, o multi-bilionário apresentou na assembleia-geral de junho de 2024 uma resolução para transferir a sede da Tesla do estado o Delaware para o Texas, onde várias das suas empresas já tinham sede - e outra para obter uma nova validação do plano. E ambas as resoluções foram aprovadas.

Mas, em dezembro de 2024, a justiça do Delaware anulou pela segunda vez o plano e Elon Musk recorreu, no final, para a suprema jurisdição desse Estado.

A Tesla concedeu-lhe em agosto, sob a forma de um aditamento a esse plano, 96 milhões de ações, no valor de cerca de 29 mil milhões de dólares (24,7 mil milhões de euros). E, sobretudo, o conselho de administração preparou-lhe um novo plano de remuneração para a próxima década, que poderia eventualmente trazer-lhe um recorde de 1.000 milhões de dólares, que foi aprovado pelos acionistas a 6 de novembro.

O plano está desenhado em doze tranches que estabelecem limiares financeiros e operacionais que, em certas condições, desencadeiam a atribuição de ações do grupo ao diretor.

Hoje, nos negócios eletrónicos, após o fecho da Bolsa de Nova Iorque, a ação da Tesla subia 0,37%.

Enganador? Tesla poderá ter de mudar nome Autopilot para evitar suspensão

Enganador? Tesla poderá ter de mudar nome Autopilot para evitar suspensão

A Tesla poderá ter de encontrar um novo nome para o Autopilot, o seu sistema de automação de condução, pelas exageradas (e enganadoras) promessas aos clientes. Se nada fizer, as vendas ficarão suspensas na Califórnia.

Bernardo Matias | 09:38 - 18/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2907626/elon-musk-recupera-plano-de-remuneracao-milionario-na-tesla#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes